Internet via satélite impulsiona Turismo Rural

Acesso via satélite se torna sinônimo de internet rural e ajuda no crescimento do turismo.

O turismo rural está em expansão no Brasil. Em 2018, houve 19% de crescimento na receita do segmento e 9,5% de aumento no número de hospedagens em hotéis e pousadas rurais e casas de campo, de acordo com a Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR). A falta de uma conexão de internet de qualidade na área rural é um dos pontos que dificultava o desenvolvimento de negócios locais e impedia a expansão do turismo. A internet via satélite então se tornou uma das principais formas de conectividade no campo e ajuda a impulsionar o crescimento do turismo rural.

É o caso do complexo turístico Villa Santa Maria, que contempla restaurante, lounges com lareira, cave, além de cachoeira e trilhas, localizado no coração do Vale do Baú, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. "É um terreno de 90 hectares que conta com plantação de uvas, restaurante e uma loja com os vinhos Brandina, produzidos pela Villa, além de produtos de parceiros da região", comenta Christian Pinotti, sommelier do estabelecimento.

Localizada em um lugar de alto potencial turístico, a 10 km da cidade de Campos do Jordão, a Villa enfrentava problemas de conectividade por causa do relevo da região. "Como não temos acesso a redes de telefonia móvel e internet via cabo, optamos por investir em internet via satélite. Hoje, aceitamos pagamento via cartão de crédito na loja e no restaurante, realizamos reservas e fazemos toda a divulgação do espaço pelas redes sociais", reforça Pinotti.

Perto dali, o Restaurante Entre Vilas funciona todos os finais de semana e feriados prolongados para o almoço seguindo o conceito Slow Food, com pratos elaborados com produtos locais. Localizado em um sítio em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, o restaurante sofre com a falta de sinal de celular. "Não há sinal de celular no sítio que abriga o restaurante e a vinícola e a internet via rádio não chegava com qualidade", explica Rodrigo Veraldi Ismael, proprietário do estabelecimento. A solução foi encontrada pelo proprietário em 2017: a internet via satélite HughesNet. "Antes, os pagamentos eram feitos apenas por dinheiro (papel-moeda) ou cheque, o que comprometia e limitava as opções dos nossos clientes. Agora, oferecemos outros meios de pagamento, como cartão de crédito, além de conseguirmos realizar e acompanhar as reservas online e falar com nossos fornecedores", afirma Ismael.

Outro exemplo é o da pequena e charmosa Pousada Chuá-Chuá, localizada na zona rural de Urubici, SC, que viu o número de reservas aumentar em 80% quando passou a contar com o serviço de internet via satélite no início de 2018. "Para utilizar a internet, mesmo do celular, nossos hóspedes precisavam ir até o centro da cidade. Com a internet via satélite da HughesNet, tivemos um ganho significativo de satisfação de nossos clientes e dos próprios funcionários, além de um aumento expressivo no número de reservas, já que passamos a receber reservas também pela internet e não apenas por telefone", diz Marli Broering, uma das proprietárias da Pousada Chuá-Chuá.

A carência de acesso de qualidade na área rural é facilmente suprida com a internet via satélite. "Para o turismo na área rural crescer, a conectividade se torna um fator fundamental e o acesso via satélite torna essa conexão cada vez mais possível. Para ter a HughesNet, basta que um técnico vá até a propriedade do cliente, e instale uma antena e modem. Cobrimos mais de 5 mil municípios no Brasil, com foco nos moradores da área rural, principais usuários de nosso serviço", diz Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil.

O serviço HughesNet, internet via satélite da Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems LCC (HUGHES), está disponível no Brasil desde 2016, e conta com planos a partir de 10 Mega de velocidade.

Fonte: assessoria