Inovação e da Economia Criativa é tema da Conferência Brasileira de Turismo Criativo

Participaram do debate: Frédéric Vacheron; Abdon Barretto Filho; Elói Zanetti, Luiz Gustavo Barbosa e Caio Carvalho.
O debate foi conduzido pelo diretor geral da ENTER Entertainment Experience, Caio Luiz de Carvalho



Na mesa-redonda que abriu os trabalhos da parte da tarde do segundo dia da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, foi abordado o tema “Turismo sob a perspectiva da Inovação e da Economia Criativa”. Participaram do debate: Frédéric Vacheron; Abdon Barretto Filho; Elói Zanetti, Luiz Gustavo Barbosa e Caio Carvalho. O especialista internacional do Programa de Cultura do Escritório Multipaíses da UNESCO para a Argentina, Paraguai e Uruguai, Frédéric Vacheron destacou que a cultura não pode ser mera decoração, deve estar no centro do conceito econômico e de sustentabilidade. Para ele “a importância está na valorização da cultura local, da alma do destino”.

O economista e diretor da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis do RS (ABIH/RS) Abdon Barretto Filho ressaltou que é necessário se pensar de maneira global com ações locais. “Temos que observar o que está se fazendo lá fora, mas sempre valorizando o que é daqui. No receptivo, o cantar da nossa aldeia é muito importante”. Ele concluiu dizendo que “o Turismo Criativo é a oportunidade para tentar aumentar a participação do turismo na economia”.

Conforme o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas Projetos, Luiz Gustavo Barbosa, os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram o crescimento da economia criativa. “Há uma tendência acentuada por produtos deste setor”. Barbosa acredita que o grande desafio é convencer as pessoas a conhecerem algum destino no cenário atual, onde as suas vontades são ilimitadas, mas seus recursos são limitados. “Hoje em dia, os destinos são ilimitados, porém o tempo é limitado”, explicou.

Para atrair turistas do segmento de turismo Criativo, é importante que o destino saiba contar boas histórias, destacou o co-fundador da Escola de Criatividade, empresa que desenvolve projetos do pensar criativo e inovação aplicada aos negócios para diversos setores Eloi Zanetti. “Os visitantes passam a ser contadores de histórias e experiências, o que gera um sentimento de pertencimento ao destino. Eles são convidados a ser personagens, fazer parte e não só contemplar a cultura local”, concluiu.

O debate foi conduzido pelo diretor geral da ENTER Entertainment Experience, Caio Luiz de Carvalho, que finalizou dizendo que os sul-americanos são turistas em potencial, devido à proximidade dos países. “Eventos de grande porte como, a Copa do Mundo, são a grande oportunidade de captar e fidelizar estes turistas”.

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Alegre