A Expoagas é a maior feira do setor supermercadista do Cone Sul e, nesta terça-feira (20), com a presença do governador Tarso Genro, realizou a abertura da 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados-Expoagas 2013. Durante três dias serão promovidas palestras, seminários e debates de fomento e crescimento do setor que, atualmente, possui quatro mil empresas de supermercados e gera em torno de 90 mil empregos diretos somente no RS, com vendas que representam cerca de 6% do PIB gaúcho.
"Nós estamos em uma fase muito positiva no Estado, com investimentos que vêm de fora do País e do RS, e uma média de crescimento superior a do Brasil. Um evento como este demonstra isso, a capacidade de investimento e trabalho dos nossos empreendedores", afirmou o governador, que pela primeira vez participa da exposição.
Conforme Tarso, o RS coloca-se de maneira distinta no País. "Nós não somos mais um Estado que está na rabeira do crescimento econômico, comparando junho de 2012 a junho deste ano, tivemos um crescimento de 11,7%. Esta noticia é importante para nós e o comércio em geral, especialmente para o setor supermercadista que tem a capilaridade de distribuição do setor de alimentos", afirmou.
O governador disse, ainda, que nos últimos 10 anos, 60% da população aumentou sua renda em 40% e, que os outros 40%, tiveram crescimento de 20%. "Isso é altamente positivo, o que nos faz lembrar de uma nova fronteira de desenvolvimento", lembrando também que o Rio Grande do Sul é o único na Federação que tem um Plano Safra específico, que cobre com recursos locais das agências financeiras as lacunas do plano nacional.
"É a primeira vez que o RS tem um Plano de Desenvolvimento Industrial, através dos quais os agentes econômicos podem olhar e se localizar nos marcos institucionais que promovem estímulos fiscais e agrega tecnologia em parques industriais, apoiado, inclusive, em 20 arranjos produtivos locais", destacou o governador, ressaltando que o esforço do Estado é baseado na redução drástica das desigualdades sociais, aumento do consumo, potencial, renda da população e combatendo as desigualdades regionais. "Na nossa opinião, a luta pela igualdade é na verdade o que faz a diferença", disse.
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, afirmou que a estimativa de público é de 38 mil e R$ 330 milhões em negócios. Neste ano são 340 expositores de 103 segmentos. "Este evento consolida-se como o maior evento de varejo do Cone Sul, 75% das empresas expositoras são gaúchas e 30% das vendas realizadas aqui são para os supermercadistas de todo Brasil. São 5 mil empresas varejistas inscritas e que buscam oportunidades para serem repassadas aos consumidores", disse.
Com foco em fornecedores e supermercadistas, o evento em 2012 gerou mais de R$ 304,2 milhões em negócios. No mesmo ano, a feira obteve crescimento de 8,5% e encerrou com 38,6 mil visitantes de 4.780 empresas varejistas. A convenção acontece de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
Comentários