Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia comemorou dois anos lançando cozinha industrial

O Hangar completou de dois anos de sucesso no Pará com grande festa de lançamento da cozinha industrial Anna Maria Martins, que aconteceu na última quinta-feira, 4. O primeiro jantar preparado no novo ambiente do Centro de Convenções reuniu onze restaurantes servindo ao mesmo tempo cerca de 500 convidados.

 

A comemoração não foi à toa. Em dois anos de Hangar, circularam mais de 2 milhões de pessoas, que participaram de aproximadamente 500 eventos. No último ano, o aumento de 123% no número de eventos possibilitou com que o Hangar pudesse concretizar o sonho de investir na cozinha mais moderna do norte do país. Montada e construída com recursos próprios, a cozinha é dotada de estrutura e equipamentos de ponta para produzir regularmente 2,5 mil refeições por hora, número que em momentos de sobrecarga pode quase dobrar para 4 mil, sem desgaste de equipamento.

 

Com isso, o Centro de Convenções completa os dois anos a caminho da auto-suficiência. Esse foi o elogio dado pela Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, que visitou a cozinha e conheceu cada etapa do processo de preparação do jantar. “O esforço de trabalho feito pela organização social (OS) faz com que o centro de convenções seja cada vez mais sustentável. Assim o governo pode investir ainda mais nas outras áreas, como saúde e educação”, disse a governadora, que também ressaltou os benefícios sociais que a cozinha poderá gerar. Eu comparo a proposta da cozinha-escola, que é um dos principais objetivo desse projeto, com o princípio do bolsa-trabalho, dando oportunidade para as pessoas se profissionalizarem e se capacitarem para o mercado de trabalho. E este serviço é muito especial, pois agrega para o Estado um valor a mais para atrair o turista”, completou.

 

Para Edilson Moura, Secretário de Estado de Cultura (Secult), a cozinha é um projeto sólido criado pela própria diretoria do Hangar, e que dá o retorno à sociedade. “Quando entramos no governo, o Hangar ainda não estava pronto. Por decisão de Ana Júlia, investimos mais 20 milhões para a conclusão da obra, pois queríamos um espaço popular democrático, e que tivesse capacidade de atrair grandes eventos. Hoje, vendo a inauguração dessa cozinha, que não estava na planta inicial, vemos que ele (centro de convenções) alcançou seu compromisso com a sociedade”, afirmou.

 

Fábio Sicília, presidente regional da Associação Brasileira de Restaures e Bares (Abrasel), é a pessoa mais apta para falar sobre a concepção do projeto. Consultor desde a estruturação até a escolha dos equipamentos comprados na cozinha, Fábio vê o espaço como grande passo a caminho da consolidação do setor de gastronomia no Estado e qualificação dos serviços de bares e restaurantes.

 

“Essa noite estou muito emocionado, por diversos motivos. Primeiro dever objetivo da Abrasel a ser concretizado, que é ter os restaurantes unidos. São 11 associados juntos, assim nós vamos poder disputar um espaço maior, que o mercado nacional. A homenagem à Anna Maria Martins, que é mais que merecida, pois é por pessoa como ela que nós continuamos o nosso trabalho. Também é aqui onde vamos ver concretizar uma operação que vai capacitar muita gente para o mercado”, declarou.

 

Sobre o funcionamento prático da cozinha, ele disse": “Agora nós podemos competir de igual para igual com os grandes centros. Sem dúvida a cozinha do Hangar o coloca em vantagem a frente de outro Estados, pois a tecnologia já existia por aqui mas não nessas proporções, para preparar 400 filés em 12 minutos, por exemplo”.

 

Os onze restaurantes citados pelo chef Fábio Sicília dividiram os equipamentos da cozinha industrial pela primeira vez, e mostraram um pouquinho do potencial do espaço. A churrascaria Tucuruvi, o Boteco das Onze, Kamikase Sushi, Trânsito, Manjar das Garças, Planet Happy, Família Trattoria, Pomme D’or, Spazzio Verdi, Estação Gourmet e Marujoss foram os associados responsáveis pelos pratos servidos todos a base de produtos da região como o pato, camarão, jambu, pupunha ou o cupuaçu.

 

O soft open (jantar de inauguração) foi apenas uma mostra do que será a cozinha. O próximo passo será dado pelo Hangar, que irá criar os critérios para a escolha da empresa ou consórcio que seguirá as determinações para o funcionamento da cozinha industrial. Entre as obrigações da empresa habilitada será a de coordenar o funcionamento da cozinha-escola, que servirá como curso para profissionalizar auxiliares de cozinha, garçons, e outras funções da área.

A noite de festa também teve outras surpresas, como a homenagem à família de Anna Maria Martins, que recebeu das mãos da presidente do Centro de Convenções, Joana Pessoa, a réplica da placa de inauguração que leva o nome da pessoa responsável pela valorização da culinária paraense.

 

A atração musical não podia ser melhor. Ao som do americano J. J. Jackson, com a banda de Minni Paulo, os convidados puderam apreciar os pratos ao som de puro jazz. A festa encerrou com o show de Luiza Possi, que cantou e encantou a todos.

 

Campanha
Os participantes da festa também conferiram em primeira mão o lançamento da nova campanha institucional do Hangar. O Quero-Quero, pássaro que habita os jardins do Centro de Convenções, promete encantar crianças e adultos. A ave já está na quarta ninhada e se tornou mascote do Hangar.

 

A primeira campanha da série é a favor da limpeza da cidade, incentivando a população a manter a cidade sem lixo nas ruas. “Uma das nossas preocupações é a cidade, o meio ambiente, que é foco de preocupação de todos”, disse Bob Menezes, assessor de marketing.

 

O primeiro filme publicitário do Quero-quero foi exibido durante a festa. A campanha de qualidade internacional feita em desenho animado pelo paraense Cássio Tavernard mostra o pássaro defendendo a cidade das pessoas que jogam lixo nas ruas.


A campanha, considerada um presente para Belém, será divulgada em diversos veículos de comunicação como TV, jornais e revistas e em breve pretende alcançar as escolas e educar as crianças através do formato teatro. “Não precisamos mais mostrar a grandiosidade física do Hangar para a população de Belém. Por isso criamos essa campanha para presentear a cidade”, afirmou Bob Menezes.

 

Campanha
Os participantes da festa também conferiram em primeira mão o lançamento da nova campanha institucional do Hangar. O Quero-Quero, pássaro que habita os jardins do Centro de Convenções, promete encantar crianças e adultos. A ave já está na quarta ninhada e se tornou mascote do Hangar. A primeira campanha da série é a favor da limpeza da cidade, incentivando a população a manter a cidade sem lixo nas ruas. “Uma das nossas preocupações é a cidade, o meio ambiente, que é foco de preocupação de todos”, disse Bob Menezes, assessor de marketing.

 

O primeiro filme publicitário do Quero-quero foi exibido durante a festa. A campanha de qualidade internacional feita em desenho animado pelo paraense Cássio Tavernard mostra o pássaro defendendo a cidade das pessoas que jogam lixo nas ruas.


A campanha, considerada um presente para Belém, será divulgada em diversos veículos de comunicação como TV, jornais e revistas e em breve pretende alcançar as escolas e educar as crianças através do formato teatro. “Não precisamos mais mostrar a grandiosidade física do Hangar para a população de Belém. Por isso criamos essa campanha para presentear a cidade”, afirmou Bob Menezes.

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