Com a retomada do crescimento, o setor de beleza vem demonstrando boas expectativas para os negócios durante a 17ª edição da HAIR BRASIL - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, que acontece entre 14 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A reunião de mais de 900 marcas expositoras nacionais e internacionais nessa edição, confirma a atmosfera de otimismo do setor. "A perspectiva de fechar bons negócios nos quatro dias do evento está em alta. Devemos ampliar de 5% a 7% o número de visitantes em relação a 2017, recebendo mais de 90 mil visitantes vindos de todo o Brasil e também do exterior com destaque para a América Latina. O que mostra a força do setor neste momento", diz Jeferson Santos, diretor geral da Hair Brasil.
E para criar o melhor cenário para reunir as lideranças do setor, promover a troca de experiências e gerar novos negócios, a direção e os expositores da HAIR BRASIL 2018 investiram cerca de R$ 20 milhões na estrutura, montagem, decoração, divulgação e organização do evento. Com esses investimentos, a feira movimenta, não só o setor de beleza, mas também a economia da cidade.
Este que é o mais importante evento profissional de beleza da América Latina, será a plataforma mais expressiva para dar sequência aos planos idealizados no primeiro bimestre do ano. Em janeiro e fevereiro deste ano, o setor obteve um superávit comercial de US$ 9,6 milhões e espera para 2018 superar o crescimento de 2,75% registrado no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Para a retomada do segmento, que até 2015 registrava crescimento acima do PIB e dos demais setores da indústria, as empresas participantes da HAIR BRASIL apostam no potencial de seus lançamentos e nas oportunidades de negócios que a feira proporciona.
MERCADO MASCULINO EM CRESCIMENTO
Vale ressaltar a participação do público masculino como elemento fundamental para a evolução do setor. Os homens estão mais vaidosos e se preocupam com seus cabelos, marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento. Nos últimos cinco anos, o segmento masculino de beleza dobrou e deve continuar crescendo 7,1% até 2019.
E não é somente a venda de produtos para barba, sabonetes e xampus para o público masculino que movimenta esse mercado. Outros serviços, como a depilação, que antes eram destinados basicamente às mulheres, hoje também são procurados pelos homens, os quais representam 37% do público total de serviços e produtos estéticos.
E muitas novidades desse mercado em amplo desenvolvimento estão presentes na HAIR BRASIL por meio de expositores que atendem desde a linha barba até outros produtos e serviços específicos para o público masculino.
ITENS DE BELEZA SÃO OS MAIS COMPRADOS PELA INTERNET
O e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado, que fechou arrecadando R$ 64,1 bilhões. De acordo com a empresa E-Consulting, as cifras superam as expectativas da consultoria, que há 14 anos elabora a apuração dos dados.
A previsão da pesquisa é que os itens de beleza e saúde sejam os mais comprados do período, tendo chances de alcançar um volume de pedidos que representa, aproximadamente, 22% do montante previsto de transações no e-commerce. Moda e acessórios vem em segundo lugar com um volume de 18%.
MAIS DADOS SOBRE O SETOR NO BRASIL
- Quarto maior consumidor de produtos de beleza em todo mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China
- O segmento de Beleza e Bem-Estar ocupou no ano passado a terceira posição entre as maiores franquias do ano, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), permanecendo atrás apenas do setor de alimentação e serviços educacionais. O pulo, de 12% para 16% entre 2016 e 2017, revela o quanto as mulheres não abrem mão da estética e os homens estão aderindo cada vez mais aos tratamentos de beleza
- De acordo com o SEBRAE, cerca de 70% dos brasileiros afirmam que os gastos com beleza são uma necessidade
- Seis em cada 10 pessoas consideram-se vaidosas e preocupadas com a aparência
- Quase um quarto da população (23,4%) assume ter o hábito de gastar mais do que realmente pode com produtos e cuidados estéticos
- Em primeiro no ranking das intenções dos consumidores estão os cosméticos (50,7%). Em segundo surgem as roupas, calçados e acessórios (43,9%) e na sequência, cuidados com cabelo, unha, barba e pelos (42,3%). Estão na lista ainda os tratamentos odontológicos (24,4%), maquiagens (20,9%) e remédios e vitaminas (19,0%)
SERVIÇO
HAIR BRASIL - 17ª Feira Internacional de Beleza, Cabelos e EstéticaData: 14 a 17 de abril de 2017
Horário: 10h às 20h
Local: Expo Center Norte - São Paulo
Ingressos R$ 61,00 antecipado e R$ 85,00 nos dias da feira
Website / Instagram / Twitter
Comentários