Começou, na última terça-feira (28), a 23ª edição do HSM+, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento acontece até essa quarta-feira (29), com o objetivo de levar conhecimentos sobre gestão e inovação aos participantes, além de contar com os mais relevantes nomes globais do mercado e do futuro do setor. Confira os destaques do 1º dia de evento e as novidades que estão por vir nessa quarta-feira.
Mauricio Meirelles debate as diferenças e necessidades das gerações "Baby Boomers" e "Z"
O apresentador e humorista Maurício Meirelles participou da 23ª edição do HSM+, protagonizando uma palestra descontraída sobre as dinâmicas entre diferentes gerações, intitulada "Os 'Zs' e a Polarização Geracional: Um Papo entre Todas as Gerações". Com seu típico bom humor, Meirelles destacou características marcantes de cada geração, desde os Baby Boomers até a inovadora Geração Z. O humorista ressaltou a importância da integração e compreensão mútua, utilizando exemplos cômicos para ilustrar as diferenças de comunicação, habilidades e objetivos entre as gerações.
Ainda durante a palestra, houve um bate-papo com a Rivkah, uma representante da Geração Z, na qual trouxe à tona os desafios enfrentados por essa geração, destacando a avalanche de informações e suas implicações na saúde mental. No final, a palestra enfatizou a necessidade de tolerância e comunicação efetiva entre as gerações, promovendo uma reflexão sobre como cada grupo pode melhor compreender e colaborar com o outro no sistema organizacional.
Anna Lembke aborda a “fórmula secreta para encontrar o equilíbrio entre dor e prazer”
Em um cenário onde as pessoas são cada vez mais bombardeados por telas de celular e buscam prazer a todo momento, a HSM+ trouxe ao Brasil a especialista em neurociência, Anna Lembke. No palco principal, a professora de psiquiatria de Stanford falou para mais 3.000 pessoas sobre as dependências que o ser humano enfrenta no século 21, como lidar e escapar de vícios que rodeiam o dia a dia de toda a população, seja por ficar ‘rolando o feed’ na tela de celular ou depois de acordar trocar o momento do café pelas atualizações das notificações das redes sociais.
Os estudos de Anna Lembke sobre o comportamento humano se tornaram mais conhecidos após sua participação no documentário da Netflix “O Dilema das redes” e no seu último livro, Dopamine Nation: Finding Balance in the Age of Indulgence, best-seller instantâneo do New York Times e do Los Angeles Times. A obra explora como moderar o consumo excessivo e compulsivo em um mundo sobrecarregado de dopamina, um fenômeno que ela designa como o paradoxo da abundância.
Lembke ressaltou que a todo momento o ser humano está expondo o cérebro a uma alta dopamina e que, por isso, algumas medidas precisam ser tomadas. “É preciso criar estratégias entre você e seu celular, colocar outras atividades como prioridade e só depois pegar no celular. Faça o que precisa ser feito primeiro”, explica a psiquiatra. Questionada sobre como identificar o momento que começamos a entrar em uma ‘zona de perigo’ do vício, Anna compartilhou uma dica importante: “Costumo dizer que existem os 4 ‘Cs’: Compulsion, Craving, Consequences, and Control; no português – compulsão, desejo, consequências e controle. Quando você começa a perceber isso em sua vida, vê que nenhuma pessoa está imune. E assim conseguimos identificar se há um certo tipo de dependência. E reconhecer é o primeiro passo para sair deste ciclo”, conclui a especialista.
“Cultura antitóxica eleva resultado financeiro das empresas”, afirma Donald Sull
Cultura antitóxica e sua interseção com a inteligência artificial foi o tema escolhido por Donald Sull, renomado professor do MIT Sloan School of Management, para sua palestra no evento. O palestrante, deu insights valiosos sobre como medir e aprimorar a cultura organizacional. Sull definiu a cultura organizacional por meio de três elementos: valores aspiracionais, regras sociais e a mudança diária no comportamento das pessoas. Destacou que a cultura não apenas impacta a satisfação dos colaboradores, mas também traz retornos financeiros substanciais para as empresas.
Ao compartilhar dados que respaldam a relevância da satisfação do funcionário, Sull enfatizou a influência da cultura na reputação positiva, na agilidade empresarial e na capacidade de vencer no mercado. Ele ressaltou que, embora a maioria dos CEOs reconheça a necessidade de aprimorar a cultura organizacional, ainda há desafios na mensuração eficiente. A utilização da inteligência artificial foi destacada como uma ferramenta revolucionária para transformar dados em melhorias culturais, especialmente em um contexto brasileiro com espaço significativo para aprimoramentos.
No bate-papo, mediado pelo jornalista Phelipe Siani, Sull abordou o motivo de algumas empresas não investirem na cultura. Ele destacou a dificuldade em medir uma entidade invisível como a cultura e enfatizou o papel crucial dos CEOs na construção dessa cultura, junto com a importância do RH. O palestrante concluiu que, ao medir eficientemente a cultura, as empresas podem construir um ambiente organizacional mais saudável, impactando positivamente a satisfação dos funcionários e o desempenho financeiro.
A HSM+ segue com uma programação intensa no segundo e último dia de evento
A Make-A-Wish Brasil tem a honra de anunciar sua participação no HSM+ 2023, com uma abordagem única que une responsabilidade social e gestão estratégica. O evento conta com uma palestra institucional envolvente ministrada pela Diretora-Geral, Thais Bernardini, oferecendo uma visão inspiradora sobre a integração de valores humanitários nas práticas empresariais.
O estande da Make-A-Wish Brasil, cuidadosamente planejado, será um ponto de destaque no evento, apresentando os inovadores projetos corporativos da associação. Durante o evento, serão realizados sorteios de produtos exclusivos, proporcionando uma oportunidade emocionante para os participantes se envolverem e apoiarem a causa. "Estamos entusiasmados em compartilhar nossa experiência e visão única sobre a convergência entre responsabilidade social e gestão estratégica. Acreditamos que alinhar objetivos empresariais ao bem-estar social é crucial para um sucesso organizacional sustentável. Quero agradecer a parceria da MCI e da MD8 pois, sem esse apoio, não seria possível nossa participação no evento”, afirma a Diretora-Geral da Make-A-Wish Brasil, Thais Bernardini.
"A nossa apresentação no HSM+ focou em conscientizar e sensibilizar os participantes sobre a importância dos sonhos em nossas vidas, especialmente para uma criança que está enfrentando uma doença grave. Fizemos uma imersão em todos os desafios que a criança encontra, e como transformamos sua vida a partir do sonho", continuou a Diretora-Geral.
"Também fizemos uma provocação sobre como o propósito é abordado dentro das empresas. Se tem um drive que todos entendem, é a realização de um sonho. Todos os dias, ao sairmos de casa, estamos em busca dos nossos sonhos. Assim, a Make-A-Wish, entendendo a importância de um sonho e como ele se relaciona com o propósito de cada um, desenvolvemos projetos corporativos para levar o nosso propósito aos colaboradores, aumentando a conexão deles com as organizações e melhorando a retenção de talentos", finalizou.
Para conferir o restante das novidades na programação do evento, acesse: hsmmais.com.br/
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