Governo do RS define nova área para aeroporto

A área em que será construído o empreendimento ficará no limite entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana.
Reunião de trabalho do Aeroporto 20 de setembro



O Comitê Aeroporto 20 de Setembro confirmou nesta segunda-feira (23), no Palácio Piratini, que a área em que será construído o empreendimento ficará no limite entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana. Ao redefinir o traçado das pistas do novo aeroporto, o Estado encerra um impasse com a Aeronáutica - que alegava problemas de tráfego aéreo na região do V Comando Aéreo Regional (V Comar), em Canoas, e junto ao Aeroporto Salgado Filho. A decisão vai permitir que o Executivo dê continuidade aos projetos que envolvem a obra.

O governador Tarso Genro reiterou a disposição do Executivo em atender às demandas da região que envolvem a construção do aeroporto. Presidente do Grupo de Trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro, o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira afirmou que a definição do local vai permitir que o Governo avance nas negociações a respeito do modelo de construção. "É uma grande notícia, porque permite que nós continuemos as tratativas, especialmente com a União e a iniciativa privada, para encontrar maneiras de viabilizar o aeroporto".

Caleb explicou que a ideia é contar com duas pistas que permitam aterrissagens e decolagens simultâneas e um terminal de passageiros que atendam o padrão internacional. O secretário destacou que a área do aeroporto - 1,7 mil hectares - vai possibilitar a ampliação do número de pistas. "Não adianta fazermos um aeroporto de primeira linha neste momento se depois, como acontece com o Salgado Filho, não tiver área que se permita construir uma nova pista ou um novo terminal". Sobre a modelagem econômica, Caleb afirmou que o objetivo é tratar de possíveis empreendedores e fontes de financiamento durante missão do Governo do Estado à China, que está prevista para este ano.

Diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Carvalho Netto apresentou o projeto no Palácio Piratini. "Hoje nós tivemos não só a localização definida, como também definimos a orientação das pistas". O modelo adotado para a construção do aeroporto na Região Metropolitana tem como referência o aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, um dos mais movimentados do mundo com 90 milhões de passageiros por ano. "Dentro dessa política adotada pela setor aeroportuário do Estado, de nos planejarmos para o futuro, não podemos fazer obras 'apertadas', pois daqui a dois ou três anos se conclui que é insuficiente e não tem para onde ir".

Carvalho Netto afirmou que a localização do novo aeroporto é uma das vantagens do projeto. Além de ressaltar que a região estará cercada por quatro rodovias, ele comparou a instalação do aeroporto gaúcho ao de Heathrow, em Londres, que fica a 60 quilômetros do centro da cidade. "Está próximo das cidades da Região Metropolitana, próximo inclusive de Porto Alegre, via BR-448, e ao mesmo tempo em uma área com pouca densidade populacional, que nos permite fazer uma obra dessas".

Fonte: Palácio Piratini