Florianópolis recebeu Festival de Luzes nos dias 5 a 7 de agosto

Com ações de Mídia Arte, Cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones, o FLFLN encantou o público.

Festival de Luzes

Muita arte expressada com luzes. Esse é o Festival de Luzes, uma das maiores mostras de Mídia Arte do mundo, que aconteceu em Florianópolis depois de duas edições realizadas em São Paulo. Nos dias 5 a 7 de agosto, o público acompanhou gratuitamente atrações de Mídia Arte, Cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones distribuídos em endereços como Lagoa da Conceição, Largo da Alfândega e Passeio Primavera, na SC-401.

A programação do Festival de Luzes de Florianópolis iniciou na sexta-feira (05), às 18h, com o DJ Allen Rosa tocando no Largo da Alfândega, no centro da capital, seguido por duas sessões de Projeção Mapeada/Video Mapping. “Quizemos iluminar o centro da cidade com trabalhos criativos de vídeo mapping e projetar em um dos prédios mais importantes do Largo da Alfândega, provocando assim um novo olhar sobre o centro da cidade e, é claro, novas sensações”, explica Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural. Já no sábado (06), a programação encantou a criançada com a Mostra Cafundó Estúdio Criativo que trará dois filmes inéditos, a partir das 19h, no Passeio Primavera, na SC-401. Na sequência, a DJ Catarina animou a noite no local.

No domingo (07), todos os olhares se voltaram para o céu de um dos endereços mais conhecidos da cidade. Isso porque o FLFLN realizou um “ballet de drones” com uma projeção mapeada nas Dunas da Lagoa da Conceição que misturou a história da Ilha com elementos futurísticos. Segundo Alexis Anastasiou, idealizador do Festival, este momento foi inesquecível e encantou o público. “Usamos elementos das pinturas rupestres pré-históricas da Ilha, projetados com equipamentos de alta potência nas dunas, em conjunto com um voo de 150 drones, que nos conduzirá por elementos mitológicos modernos: formas de espaçonaves mais comuns de avistamentos de OVNIs e outras retiradas em filmes de ficção científica”, destaca Alexis. O show de drones teve duração de aproximadamente 25 minutos.

O FLFLN é uma realização do Instituto Maratona Cultural e Visual Farm; conta com o apoio cultural do Passeio Primavera e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural.

Sobre o Festival de Luzes

O Festival de Luzes foi idealizado por Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, um dos pioneiros em Vjing e mapping no Brasil. Em 2018, o Festival de Luzes fez São Paulo entrar no hall das metrópoles que realizam essa modalidade de festivais, como Londres, Berlim e Sidney. No ano seguinte, 2019, a segunda edição do Festival de Luzes de SP realizou um espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no Parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.