Festival Nipo Brasileiro agita Maringá

Centenas de pessoas trabalham na preparação do 19° Festival Nipo Brasileiro da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá), que começa no próximo sábado (2). A arte, a cultura, a tradição e a culinária japonesas estarão reunidas em uma grande festa que se estende até o dia 10 de agosto.

Os mais de 50 estandes da área comercial do evento – 25% a mais que em 2007 -, o Pavilhão Cultural, o palco de shows e a praça de alimentação começaram a ser montados no início desta semana. São esperados 100 mil visitantes nos nove dias de festa.

Cerca de 1.600 voluntários vão trabalhar no Festival, especialmente nas “barracas” de comida oriental da Acema e das entidades Asilo Wajunkai, Igreja São Francisco Xavier, Templo Budista Nishi Honganji e Seicho-no-iê. “O festa só é possível graças ao trabalho dedicado dos voluntários e, é claro, ao público”, disse Eduardo Suzuki, presidente da Acema.

O evento, que tem hoje a maior parte do público formada por não-descendentes de japoneses, revive neste ano os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil (Imin 100). “Por isso, a 19ª edição do Festival será especial, mantendo a cultura e a tradição do Japão, especialmente entre os jovens”, afirma Suzuki.

“Não estamos medindo esforços para fazer o melhor Festival Nipo Brasileiro da história”, reforça Sérgio Takao Sato, responsável pela organização do evento.

A Acema, que é promotora do festival, é um dos mais bem estruturados clubes sociais fundados por nikkeis (descendentes de nipônicos) no Brasil. A associação foi criada 61 anos atrás e tem hoje mais de 800 sócio-titulares, sendo que a grande maioria ajuda na preparação do Festival Nipo Brasileiro.

O Festival Nipo Brasileiro é promovido pela Acema e organizado pela Tasa Eventos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Paraná Turismo, Fundação Japão, Liga-Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, Consulado Geral do Japão no Paraná,
Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Conselho Municipal de Turismo.

Os patrocinadores oficiais do Festival Nipo são o Banco Real, Sicredi, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Cocamar, Cesumar e AmBev.

Atrações

As principais atrações do Festival Nipo Brasileiro 2008 são, sem dúvida, a culinária oriental – os pratos mais consumidos são sukiyaki, sushi, sashimi e tempurá - e as manifestações culturais enraizadas no arquipélago nipônico, como o Bon-odori (tradicional dança nipônica), com pitadas de J-Pop (música pop japonesa), que todos os anos arrasta multidões.

Para animar os visitantes, estão escalados para este ano os cantores Mônica Missawa, Karen Ito e Joe Hirata, esse último um dos cantores nikkeis mais conhecidos do País. Também sobem ao palco a Banda Pop! e J Squad, com grande afinidade com os nipo-brasileiros, e dezenas de cantores da Acema.

Ainda na programação cultural estão o Coral Holiness de Los Angeles, Estados Unidos; grupos de taiko (tambores japoneses) Wakadaiko, da Acema, e Ishindaiko, de Londrina; e o grupo Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daikô (Festival dos Tambores do Reino de Ryukyu), da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, que evidencia a cultura da Ilha de Okinawa, no Sul do Japão.

No Pavilhão Cultural, os destaques são a exposição de painéis de animes (desenhos animados japoneses) da Fundação Japão; o Japan Studio, com caricaturas em mangá (quadrinhos japoneses) de Fábio Shin; cerimônias do chá; artes plásticas; e exposições de ikebana (arranjo floral), porcelanas nipônicas, washi-ningyo (bonecas japonesas) e até uma armadura samurai.

Também há os eventos paralelos. Neste ano serão o Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Infanto-juvenil (2 e 3 de agosto), na Acema; o jogo da Seleção Brasileira de Beisebol contra as universidades japonesas de Waseda e Keio, também na Acema; e as oficinas, no Centro Universitário de Ensino (Cesumar), de Wrapping – Arte de fazer embrulhos, de 3 a 7 de agosto. (VB)