A Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR) foi nomeada para participar do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, no âmbito do estado do Paraná. A oficialização foi publicada no Diário Oficial de 22/9/08. O comitê foi criado para conjugar esforços que viabilizem a candidatura de Curitiba como um dos municípios brasileiros sede para a realização dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, junto a Confederação Brasileira de Futebol e FIFA.
Cabe ao comitê identificar estratégias para que o estado se beneficie de oportunidades geradas com a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo. Análises publicadas das últimas edições dos Mundiais e dos Jogos Olímpicos identificaram três grupos de legados e oportunidades: marketing, infra-estrutura e situação socioeconômica. Onde o marketing refere-se à conexão e projeção global dos destinos sedes, congregando a atividade turística e o suporte para atração de investimentos. Com relação à infra-estrutura, a plataforma sugere aprimoramento e qualificação dos serviços, desenvolvimento da infra-estrutura, captação de investimentos, incentivos para parcerias público-privadas e regeneração urbana. Já o quesito socioeconômico, refere-se às oportunidades de mudanças socioeconômicas para as comunidades receptoras do evento, aos sentimentos de orgulho e bem-estar e a difusão da prática esportiva.
O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado do Paraná, Adonai Aires de Arruda, comenta que os legados de um grande evento como a Copa do Mundo podem superar os 20 anos e assim, considera de fundamental importância a criação do Comitê, alertando que este vai desempenhar papel fundamental de planejamento, gerenciamento e coordenação de todo o processo para obtençã de resultados positivos. "Estamos empolgados, pois, visualizamos oportunidade singular para o turismo paranaense em especial, para a cidade de Curitiba. Desde já deixamos a disposição do Comitê a nossa facilidade de interlocução com as mais de 430 empresas associadas aos cinco CVBx paranaenses e nossa experiência como entidade de apoio à processos de captação de eventos, promoção e apoio a comercialização de destinos turísticos",afirma.
(JA)
Comentários