FITUR Madrid confirma data e medidas para garantir segurança dos participantes

A Feira receberá a apresentação do HELIXA Experience Center, instalação tecnológica e artística promovida pelo IFEMA MADRID. Os visitantes irão primeiro gerar seu avatar, um 3D hiper-realista personalizado, gêmeo digital #seriezero em tempo real que eles podem usar para interagir em plataformas digitais e no metaverso.

IFEMA MADRID reconfirmou as datas da Feira Internacional de Turismo: de 19 a 23 de janeiro. Esta decisão foi aprovada por unanimidade em reunião convocada pelo Presidente da Comissão Executiva do IFEMA, José Vicente de los Mozos. Estiveram presentes o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, a Ministra Regional da Cultura, Turismo e Desporto do Governo Regional de Madrid, Marta Rivera de la Cruz, o Secretário de Estado do Turismo, Fernando Valdés, bem como o setor privado representado pelo Presidente da Comissão Organizadora da FITUR e da IBÉRIA, Javier Sánchez-Prieto.

Todas as partes interessadas presentes nesta reunião concordaram que “a realização da FITUR é a melhor forma de garantir o apoio ao setor do turismo num momento crítico para a sua plena recuperação e retorno aos níveis de atividade empresarial pré-pandémica. Mais uma vez, em janeiro, a Espanha e Madrid enviarão uma mensagem esperançosa e inequívoca sobre o potencial desta indústria que precisa voltar à atividade normal de negócios, uma indústria que nos últimos meses demonstrou sua tremenda resiliência.

Nas palavras do Presidente da Comissão Executiva do IFEMA MADRID, José Vicente de los Mozos, “é importante que tenhamos alcançado a unanimidade nesta decisão. Terá um grande impacto no negócio do turismo e garantirá que podemos organizar um grande evento num ambiente seguro. Este evento já provou a sua capacidade na última edição, numa situação ainda mais difícil. Esta edição da FITUR marcará uma virada no turismo, ainda mais agora que iniciamos um ano em que estamos tão otimistas quanto a uma recuperação segura do setor em todo o mundo ”.

A FITUR 2022 também conta com o respaldo de toda a cadeia de valor da indústria do turismo. Isso fica evidente na forte representatividade, tanto da Espanha quanto do exterior, e as projeções para a Feira muito próximas aos níveis pré-pandêmicos. A Feira ocupará oito dos pavilhões, com estandes representativos de todas as regiões da Espanha, com uma ampla oferta de destinos espanhóis, novas empresas e uma presença internacional mais forte. Ao todo, a FITUR reunirá cerca de cem países com setenta representações oficiais, lideradas pela República Dominicana, o país parceiro da FITUR neste ano.

Também voltará a implantar, à semelhança do que aconteceu na edição de 2021, um rigoroso protocolo de medidas e sistemas para garantir a segurança de todos os expositores e visitantes, validado pela Direcção de Saúde do Governo Regional de Madrid. Haverá também controle de capacidade em todas as salas, com sistemas automatizados de contagem de pessoas e sistema digital inteligente para análise de espaços, lotação e comportamento dos participantes. Haverá controle de multidão em todos os momentos, uso obrigatório de máscaras dentro das instalações do IFEMA MADRID e verificações de temperatura que estão em vigor em todas as suas feiras.

Haverá também protocolos rígidos em instalações de catering, com espaçosas áreas de estar ao ar livre.

Além disso, as instalações do IFEMA MADRID estão equipadas com um sistema de ventilação avançado e poderoso que filtra o ar, evita a sua recirculação e garante a renovação completa a cada vinte minutos para evitar a propagação de patógenos. Essas medidas são complementadas por uma organização cuidadosa dos fluxos de pessoas e layout dos espaços para garantir um distanciamento interpessoal seguro, gel desinfetante para as mãos e desinfetantes em todas as instalações e passes digitais sem contato.

Apresentação oficial da FITUR

No evento de apresentação oficial da FITUR na comunicação social do dia 11 de Janeiro às 11h30 (via zoom), serão divulgados todos os detalhes sobre a participação de Espanha e do estrangeiro e os diferentes conteúdos que esta nova edição da Feira irá oferecer.