A megaexposição tecnológica Bossa na Oca, que acontece até 7 de setembro, em São Paulo, já foi vista por mais de 20 mil pessoas. Com direção de Marcello Dantas, artista responsável pelo Museu da Língua Portuguesa, e do premiado videomaker Carlos Nader, a exposição tem alto grau de interatividade e reúne amplo acervo visual e sonoro, além de depoimentos e registros musicais históricos, muitos deles inéditos.
Bossa na Oca é uma das maiores exposições já realizadas no país sobre música e a maior homenagem feita à geração da Bossa Nova, que revelou para o mundo não apenas toda a sofisticação da música nacional, e também o estilo de vida da juventude do país.
Diversos vídeos foram feitos especialmente para a exposição, relembrando passagens e personagens fundamentais para a história da Bossa Nova. O público pode assistir também um encontro virtual histórico entre Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz, entre outros, tendo Johnny Alf como âncora. Esta apresentação é possível graças à tecnologia Eyeliner, a mesma usada nas apresentações da banda virtual Gorillaz.
Seis janelas da Oca se transformaram em jukeboxes, que trazem 94 gravações de clássicos da Bossa Nova, além da capa do LP e a letra da música, que são projetados no centro de grandes discos de vinil. O público poderá ainda relaxar em um imenso sofá de 36m e contemplar na cúpula da Oca uma projeção do mar, filmada por Marcello Dantas.
Um andar é dedicado a dois pilares da Bossa Nova: Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além da Turma da Bossa, formada por Nara Leão, Roberto Menescal e Carlos Lyra, entre outros. O público assiste a três vídeos de 15 minutos dedicados aos alicerces fundamentais do movimento, dirigidos, respectivamente, por Dora Jobim, Miguel Faria Jr. e Belisário Franca. Neste mesmo andar, está a câmara anecóica (sem som), um espaço de silêncio absoluto, onde o visitante poderá entender a dimensão singular do ouvido de quem criou a Bossa Nova.
A exposição fica aberta de terça a domingo, das 10h às 21h, com entrada franca às terças-feiras.
Serviço
De: 8 de julho a 7 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 21h
Local: Pavilhão Engenheiro Lucas Nogueira (OCA)- Parque Ibirapuera- São Paulo
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n- portão 03
Telefone: (11) 4003-2050
www.ingressorapido.com.br
(JA)
Comentários