Expediente ou Terapia em Grupo?

Reflexão sobre as nossas relações no trabalho e como elas influenciam em nossas vidas.

Por que a pergunta-título deste artigo? Muitas vezes transformamos o expediente em uma terapia em grupo e confundimos o que realmente devemos expor quando estamos em meio ao nosso horário de trabalho. Fazemos amizades, criamos vínculos, dividimos experiências, mas sabemos que isso não é nosso foco no expediente e ao mesmo tempo não somos máquinas, que conseguem dar conta de consolar um término de namoro ao mesmo tempo em que coordenamos um projeto, planejamos reuniões ou estruturamos inúmeras planilhas.

Como encontrar equilíbrio entre o foco e o bate-papo saudável do trabalho?

Não há uma fórmula ou receita mágica

Existem aqueles dias em que você vai para o trabalho depois de um fim de semana incrível com os amigos, ou que você acabou de receber algo inesperado na sua vida, e sim, você não se aguenta de vontade de compartilhar com pessoas das quais você se sente a vontade no seu círculo de amizades do trabalho, e até mesmo existem aqueles momentos dos quais você não concorda com uma nova política ou diretriz e você se sente confiante em desabafar - mas como saber o melhor momento para tal?

Será que a ansiedade de se expressar te faz esquecer do bom senso naquele exato momento?

É de se pensar! Como tudo na vida, estabelecer algumas barreiras é necessário e não estou dizendo que você deve ser uma pessoa fechada, sem opinião ou até mesmo misteriosa em seu ambiente profissional, mas você realmente acha que seus colegas precisam saber todas as suas intimidades amorosas, ou a sua data de separação, ou os problemas que seu filho tem na escola? Falo desses assuntos pois se parar pra pensar, esses estão entre o top 10 assuntos mais falados em conversas paralelas no meio do expediente, e que inclusive torna os trabalhadores brasileiros um dos mais improdutivos do planeta. Sim, trabalhamos muito, mas com pouca eficiência segundo a Organização Mundial do Trabalho (OMT).

“Essa questão de bom senso é sempre questionável”, afirma o sócio majoritário da consultoria de processos seletivos Steer Recursos Humanos, Ivan Witt. Para ele, o limite da conversa durante o trabalho é estabelecido pelo resultado. “O limite tem de ser o objetivo que o grupo quer alcançar”, diz.

E você acha que incomoda apenas os gestores? Existem aquelas pessoas que estão ali e não possuem o mesmo estilo de vida e muito menos social que você e eles se incomodam, e sim, eles podem ser prejudiciais se você pretende trilhar uma carreira, fechar um novo negócio e até mesmo contribuir para que pessoas mudem a postura em relação a você.

Tente não insistir nos mesmos assuntos, você pode estar passando por momentos difíceis e às vezes não ter com quem dividir suas atribulações e dificuldades, mas espere ter a confiança de alguém que se torne um colega fora do seu local de trabalho. Cuidado para não se tornar até uma pessoa monotemática e entrar num tribunal onde tudo que aconteça na sua vida tenha a plateia da sua equipe e julgamentos indevidos de pessoas que não fazem parte de sua intimidade. Moderação é a chave e você tem que ter em mente que alguns assuntos podem chatear, entristecer ou até mesmo atrapalhar algumas pessoas em seus rendimentos.

O que antes era um e-mail, hoje pelo fato de não estarmos 100% presentes dentro do escritório, se tornou uma chamada de 1h.

Às vezes o bom e velho e-mail ou o sistema de comunicação interno de sua empresa podem te poupar horas de conversas em calls que não desenvolvem assuntos que são realmente pertinentes ou acabam se perdendo em questões de as opiniões dos participantes da call, e cada detalhe se torna fonte de debates intermináveis, e muitas vezes inconclusivos.

Não conte nunca com a boa interpretação pessoal de cada um de seus ouvintes do trabalho. Procure ser claro e conciso, mas sempre cuidadoso com o tom.

Um almoço, um happy hour e até mesmo um café podem ser bons momentos pra poder se expressar de uma maneira um pouco mais livre, mas lembre-se que em seu trabalho existem pessoas de diferentes religiões, ideais e origens, e que o melhor é deixar assuntos íntimos para os amigos de casa. Nada impede que um amigo que trabalhe com você se torne alguém que você leve para sua vida pessoal, porém ainda é muito importante saber separar os ambientes para que seu profissionalismo e carreira continuem sempre em primeiro lugar