Para fechar o primeiro dia de programação do Fórum Eventos 2025, foi realizado o painel Eventos no centro da estratégia: conectando marcas, gerando negócios e resultados. Promovido em parceria com a MPI Brasil, o encontro teve mediação de Patricia Segatto, head de Comunicação e Projetos Estratégicos na MCI Brasil, e contou com a participação de Aretusa Tupinamba, marketing Manager da Fresenius Kabi; Fabia Tanabe, coordenadora de Marketing da Husker Brasil e presidente da MPI Brasil; e Poliana Nogueira Marques, coordenadora de eventos da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.
Durante a mediação, Patricia trouxe provocações relevantes às painelistas, abordando desde os desafios em comprovar o retorno sobre investimento (ROI) em eventos até a definição de KPIs eficazes para mensurar os resultados das ações em congressos e feiras.
Para Fabia, o ponto de partida é a clareza dos objetivos. “Participar de eventos nos engrandece como profissionais, pois encontramos pessoas que compartilham das mesmas dores. Os gestores precisam ser estratégicos e fazer uma curadoria criteriosa para aproveitar todo o potencial dos eventos”, afirmou.
Ela reforçou ainda que, mesmo sendo uma empresa B2B com pouca visibilidade entre o público final, a Husker conseguiu alinhar bem seus objetivos. “No ano passado, nosso foco era atrair o público jovem – estudantes de graduação e pós-graduação – para gerar awareness da marca junto às novas gerações de profissionais. E conseguimos”, completou.
Poliana destacou a importância de compreender o perfil dos stakeholders e manter o ecossistema bem conectado. “Networking não acontece apenas dentro da empresa, mas em tudo o que envolve um evento. Ter bons fornecedores, conhecer novas tecnologias e alinhar expectativas são passos fundamentais”, afirmou.
Já Aretusa ressaltou o papel transformador dos gestores de eventos dentro das organizações. “Nós podemos ser agentes de mudança. O aprendizado contínuo é essencial, mesmo quando o conhecimento não é aplicado de imediato. Com clareza de objetivos, repertório e as ferramentas certas, conseguimos alcançar os resultados esperados”, finalizou.
O Fórum Eventos 2025 segue até o dia 20 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mais informações em: www.forumeventos.net
Comentários