Eventos Hoje: a necessidade faz o monge

Hoje vou mostrar mais algumas realizações que podem servir de exemplo e motivação para clientes e profissionais envolvidos.

Evento híbrido: presente ou futuro?
Por sugestão do Editor estou dando continuidade ao tema do meu artigo anterior, publicado em meu blog no Portal Eventos: “Eventos no presente e no futuro

Um assunto pertinente que merece a nossa atenção e respeito, principalmente, para todos os profissionais de eventos que estão superando com criatividade e determinação todas as dificuldades na execução e realização de eventos.

Os obstáculos são muitos e alguns deles vão além da nossa capacidade, considerando que não podemos mudar o cenário nem a realidade de um mundo em constante mutação.

Por decisão pessoal, resolvi omitir das minhas considerações o nome e a negatividade do problema de saúde que estamos enfrentando.

Não estou escondendo a realidade. Estou apenas me preservando, alimentando a minha criatividade com ações positivas e motivacionais. Uma receita para ser adotada.

Certo ou errado, este é o meu pensamento, que estou compartilhando com todos os leitores.

Merecemos ser felizes!

No mais, podemos sim interferir positivamente, mostrando para os nossos clientes as oportunidades e os desafios que a realidade do mercado oferece. Lembrando sempre a importância da inovação nos processos.

Lembro também, que não são necessárias Mega Produções para realizar ou surpreender o mercado.

Aqui lembro os princípios de a Economia Criativa fazer mais com menos, criando serviços sustentados e apoiados na inovação e na criatividade, tendo como resultado, o valor agregado e o diferencial mercadológico.

Posto isso, vou mostrar algumas realizações que podem servir de exemplo e motivação para clientes e profissionais envolvidos.

Há ditado antigo que diz que “a necessidade faz o monge”. Aliás, o ditado também pode ser lido invertendo o faz por o não faz. Com e sem controvérsias, o importante é acreditar que é nas situações complicadas e nas necessidades que surgem as grandes ideias, sempre lembrando que aqui não existe prêt-à-porter.

Inception 2019 - a 2ª edição do evento sobre eventos.

Um evento criado com o objetivo principal de mostrar que é possível criar um evento focado na experiência do participante e em conexões humanas.

O evento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Jurerê Beach Village, de Florianópolis/SC.

De acordo com

André Rodrigues da Silva, CEO da @moblee, com o tema Is your event future-proof?, foram promovidos debates e discussões sobre o futuro dos eventos, principalmente, com a participação e apoio da tecnologia, inclusive, com os grandes nomes do mercado para compartilhar suas experiências e visões para o futuro dos eventos.

Digitalks Expo 2020 | Digital Experience


De acordo com Maria Carvalhal, Diretora de Marketing e Operações, o objetivo e prioridade do evento foi fomentar o mercado com conteúdo e geração de negócios.

A solução encontrada foi ter uma plataforma onde o participante conseguisse assistir ao evento e também interagir com os patrocinadores. Para isso o Digitalks contou com o mobLee 365, que, além de trazer o ambiente virtual, trouxe também o aplicativo do evento.

Quatro palcos viabilizaram as programações simultâneas, 1 plenária principal e mais 34 estandes virtuais para patrocinadores, onde os participantes poderiam entrar e conversar com consultores de cada patrocinador.

Resultado: 35 mil visualizações e a programação do evento disponibilizada também no aplicativo teve 45 mil visualizações durante todo o evento.

Congresso IBGC

Por ser o maior evento de governança corporativa da América Latina, o Congresso IBGC não poderia deixar de contar com uma solução que facilita toda a rotina dos participantes e também dos organizadores. Estamos falando do aplicativo para eventos, utilizado no evento através da solução Engagé, da MobLee.

Os objetivos do evento. Adotar a tecnologia como o aplicativo do evento e fazer o público mais sênior e exigente se engajar com o uso da solução. Uma solução que substitua o grande volume de material impresso por uma visualização centralizada de informações no próprio smartphone.

Os Resultados foram alcançados por meio da utilização do aplicativo próprio do evento!

Estes são exemplos de eventos online que superaram todas as expectativas.

É importante lembrar que as idéias e os recursos tem que ser adequados ao contexto do evento.

Exemplo: Foco no conteúdo dos palestrantes, e não nas experiências passadas dos eventos presenciais.

O objetivo é não criar uma falsa expectativa, e trazer a atenção do participante para a diversificação de conteúdos, proporcionados por um ou mais palestrantes.

Outro item importante é a utilização da tecnologia. Ela já existia, e não foi criada agora. Porém, agora as aplicações e recursos digitais tem sido utilizados de forma mais versátil e criativa, necessidade justificada pelos eventos online.

Talvez por desconhecimento ou por não ser necessário, algumas das várias plataformas disponíveis no mercado e voltadas para eventos virtuais, não eram as utilizadas nos eventos presenciais, por custo ou por falta de oportunidade.

Agora a utilização destas plataformas tem sido o grande diferencial nos eventos online.

A idéia não é acabar com o Evento presencial, sua interação e dinâmica social é fantástica, porém, a alternativa do momento é achar soluções midiáticas para a sua divulgação, tendo como apoio as redes sociais sem custo financeiro.

Acredito que a seu tempo a tendência é unir o virtual e o presencial, um casamento perfeito, considerando que o virtual gravado por sua perenidade, pode ser distribuído e até vendido em etapas, quando o seu conteúdo for de interesse comercial.

Este caminho entre outros que possam vir a ser utilizados, estão mostrando a realidade do seu formato com sucesso, e é isso que eu estou compartilhando e aprendendo com vocês, profissionais e leitores deste site.

Obrigado

Edmundo M Almeida

Professor. Mestre em Comunicação

Consultor do Grupo MICE+T Brasil