O destaque durante a 17ª Edição da BNTM- Brazil National Tourism Mart, foram os 18 artesões que se apresentaram durante o evento. Mais de 700 artesãos do Nordeste já foram capacitados através do projeto de Produção Artesanal da Fundação CTI/Nordeste, iniciativa que já recebeu mais de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo.
Ao todo 18 artesãos – dois de cada dos nove estados nordestinos – participam do evento de promoção turística do Nordeste. O objetivo dessa iniciativa é gerar oportunidades de renda e possibilidades de exportação da produção artesanal da região, vinculando a manifestação cultural ao destino turístico.
Na prática, a produção artesanal é promovida através de oficinas e cursos de gestão de negócios, de design voltado para embalagens e implementação de pontos de exposição e comercialização. "Nosso objetivo é que essa iniciativa se transforme em um programa fixo do Ministério do Turismo, permanente sobretudo pela geração de renda para a região", afirma o secretário geral da CTI/Nordeste, Roberto Pereira.
Para os artesãos do estado de Sergipe a feira é uma forma de demonstrar o que a região tem de riqueza, a manifestação cultural; que variam de utensílios domésticos, a artigos para cama, mesa e banho.
O projeto alcança 38 municípios do Nordeste, onde os artesãos serão capacitados. Os primeiros locais escolhidos foram as capitais dos Estados, que são as portas de entrada dos mesmos, seguidos por algumas cidades do interior.
Comentários