Com referência à matéria intitulada “Raimundo Peres assume superintendência da Regional CVBES”, publicada no dia 31 de julho passado, no PORTAL EVENTOS, assim como na EVENTOS NEWS 94, seguem abaixo esclarecimentos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Espírito Santo Convention Bureau, como único Convention de âmbito estadual no Estado do Espírito Santo, esclarece que a pessoa que ocupa o cargo de diretora executiva da mencionada entidade é a Srta. Sabrina Klein. Esclarece ainda não possuir qualquer vínculo à Regional Metropolitana do Convention & Visitors Bureau do Espírito Santo, instituição não filiada à Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB). Ao longo dos últimos 10 anos o ES Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) se comprometeu em atuar de forma ética, transparente e responsável, garantindo a respeitabilidade e confiança do trade e da população capixaba.
Para melhor informar seus leitores, o PORTAL EVENTOS foi ouvir os responsáveis pela Regional Metropolitana do Convention & Visitors Bureau do Espírito Santo, na pessoa de seu superintendente Raimundo Peres que em resposta encaminhou a esta redação “material referente à nossa proposta de atuação aqui no RMCVB-ES, proposta esta apresentada a todas as entidades de classe do turismo estadual, ao SEBRAE, a Fecomércio e ao Espírito Santo em Ação, uma ONG que trabalha com todos os grandes empresários do setor no Estado, tendo recebido apoio incondicional de todos”.
O REGIONAL METROPOLITANO CONVENTION & VISITORS BUREAU-ES
Criado por um grupo de empresários, com o nome e forma de ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA CONVENTION E VISITORS DO ESPÍRITO SANTO, dentro da Política de Regionalização do Turismo, estabelecida pelo Ministério do Turismo do Brasil, abrange as cidades de Vitória, Guarapari, Serra e Vila Velha, além das cidades de Fundão, Cariacica e Viana.
Reunindo todos os segmentos da cadeia produtiva do turismo, o RMC&VB tem o seu suporte estratégico baseado nas diversas entidades que representam o trade turístico local, conforme o desenho abaixo, e funcionará como uma Cooperativa de Negócios para os seus Associados, dentro de um enfoque eminentemente empresarial, um Escritório de Marketing Especializado em Turismo de Eventos, atuando simbioticamente com a ADETUR-METROPOLITANA (Agencia de Desenvolvimento do Turismo Regional) e em perfeita sintonia com os Órgãos Municipais de Turismo da Região, a Secretaria Estadual de Turismo e demais organismos envolvidos com a Governança do Setor e comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.
Com esta concepção, dentre os aspectos essenciais de funcionamento do Metropolitano Convention & Visitors Bureau, destacamos:
• A representação do destino regionalmente, no que concerne a infra-estrutura técnico-turística de atrativos, equipamentos e serviços, especialmente das empresas e instituições a ele associado;
• O desempenho de atividades ligadas a atração, à maior permanência dos turistas na região e à plena satisfação dos mesmos com os produtos adquiridos e serviços usufruídos durante a sua estada;
• O foco na geração de negócios para as empresas locais associadas ao RMC&VB;
• A busca freqüente de adesão voluntária de empresas e profissionais que represente importância na oferta de produtos e serviços da região, qualifiquem a sua representatividade, e que estejam em perfeita sintonia com os princípios, valores e procedimentos preconizados pelo RMC&VB-ES;
• O desenvolvimento de um planejamento estratégico, definindo como queremos estar com o setor nos próximos cinco anos;
• A busca sistemática no desenvolvimento de modernas técnicas de atração de visitantes, nessa nova era dos negócios em eventos, em um mercado cada vez mais competitivo;
• A atuação em consonância com a vocação política, econômica e social da Região Metropolitana do Espírito Santo;
• O desenvolvimento de um modelo de atuação, dentro do enfoque empresarial, tendo o turismo como uma indústria;
• O funcionamento, como um verdadeiro escritório de marketing especializado em turismo de eventos, atuando dentro de um processo concentrado nos “heavy users”, de acordo com o mercado alvo, evitando desperdícios de esforços e recursos;
• O desenvolvimento de uma “inteligência competitiva” no processo proativo na captação, promoção e geração de eventos, construindo uma estrutura profissional enxuta, eficaz e focada em resultados, visando abastecer a infra-estrutura de oferta instalada de eventos, em tamanho e qualidade que remunere adequadamente os empresários, participantes da cooperativa de negócios;
• Os principais recursos para atender as necessidades do RMC&VB advirão das contribuições dos mantenedores, através dos esforços para a captação da CVDT-ES-Contribuição Voluntária para o Desenvolvimento do Turismo do Espírito Santo e da Taxa de Manutenção; poderão também advir recursos de convênios para desenvolvimento de projetos específicos e doações;
A NOVA ERA DOS NEGÓCIOS EM EVENTOS NO ESPÍRITO
A nova era do turismo de eventos no Espírito Santo, assim como no Brasil será caracterizada por uma maior participação do setor privado, com um modelo de gestão profissional e a adoção de uma filosofia corporativa de trabalho, tendo uma visão sistêmica e estratégica do seu negócio, em dimensão e em perspectiva, com atividades integrativas e espírito agregador.
Isso nos conduz a atuarmos como Cooperativa de Negócios, através da formação de Convention Bureaux, agregando os diversos agentes da Cadeia Produtiva do Turismo, buscando maior rentabilidade da infra-estrutura de oferta instalada.
São demandados esforços concentrados na criação, captação, promoção e realização de eventos, com uma definição clara dos papéis e atores INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS, EMPRESARIAIS E DAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE CLASSE.
O Espírito Santo tem se mostrado um Estado vocacionado para o Turismo de Negócios. A atração de visitantes decorre de um processo natural, espontâneo, muito mais relacionado à pujança da sua economia, do seu setor industrial, do que qualquer ação behaviorista, programada e estruturada especificamente por algum agente, para atrair este tipo de visitante.
O que se quer com o Metropolitano Convention Bureau é, capitalizando no processo de desenvolvimento econômico e social porque passa o Estado, possamos atrair eventos, de acordo com sua Vocação Política, Econômica e Social, buscando identificar seus Centros de Excelência, para definirmos o potencial dos Segmentos a Serem Explorados nas áreas de Congressos, Convenções e Viagens de Incentivo, Feiras e Exposições, Eventos Esportivos, Religiosos e Outros.
Uma vez identificadas as áreas potenciais, estabeleceremos prioridades numa dimensão e magnitude limitados pelos equipamentos existentes, para a realização desses tipos de eventos, definindo metas e objetivos projetados para os próximos cinco anos.
A visão do turismo como indústria pressupõe uma filosofia com predominância da orientação empresarial voltada para o Marketing, cujas matérias primas básicas na geração de oportunidades de negócios, dependerá do grau de INFORMAÇÃO e TRÁFEGO que se disponha, cujo “processamento industrial” se baseará nos seguintes fatores:
• Vontade e determinação política retratada na alocação de recursos no orçamento;
• Espírito agregador – identidades de princípios e propósitos harmonizados por objetivos comuns dos “sócios da indústria”;
• “Know how” – conhecimento técnico por parte do gestor, capaz de conduzir o processo a produzir os resultados esperados;
• Talento – habilidade para harmonizar interesses e reduzir conflitos, na busca de sinergia;
• Criatividade – para buscar estratégias e táticas diferenciadoras para desenvolvimento de programas de “sedução”, encantamento, cumplicidade e convencimento;
Por fim o que se espera dos resultados de uma indústria é escala de produção (volume) e rentabilidade, através do abastecimento da infra-estrutura instalada dos cooperados, com retorno dos investimentos físicos, infra-estruturais e mercadológicos, cujos resultados individuais, dependerão da competência, grau de comprometimento, participação e elasticidade (capacidade de crescimento) dos associados.
Consiste em atuar com base em quatro pilares em que, o Perfil da Região Metropolitana do Espírito Santo definirá qual(is) o(s) mercado(s) alvo(s) a ser(em) atingido(s) e a Estratégia de Segmentação a ser seguida, e os seus Centros de Excelência definirão quem serão os nossos grandes usuários (“heavy users”).
ESTRATÉGIAS A SEREM SEGUIDAS
Definimos a nossa estratégia em três formas de ação na área de eventos:
• Captação
• Geração
• Promoção
Na captação de Congressos buscaremos formar um Cadastro de todos os eventos com este formato que são realizados no Brasil. Definiremos o nosso alvo de acordo com o perfil da Região Metropolitana e seus Centros de Excelência. A nossa meta de eventos a serem captados de acordo com o seu volume, tipo, característica e âmbito, serão baseados nessas premissas.
Na captação e geração de Feiras, Convenções, Viagens de Incentivo e outros eventos corporativos atuaremos junto aos setores empresariais e setores especializados, identificando oportunidades e clientelas potenciais.
Nas estratégias de Captação e Geração de Eventos buscaremos a diferenciação através da Sedução, Encantamento, Cumplicidade e Convencimento dos “decision makers”, por meio de programas motivacionais de que “no Espírito Santo seu evento ocorre com sucesso”.
Na promoção dos eventos captados buscaremos atuar com estímulos para eventos com potencial de crescimento e efeito multiplicador, especialmente naqueles que tenham elasticidade e sejam radiais, pesquisando edições passadas.
SÍNTESE DO CURRÍCULO DO SUPERINTENDENTE NO SETOR DE TURISMO CONTRATADO
Raimundo P. A. Peres
• Administrador de Empresas formado pela Esc. de Administração de Empresas da UFBA em 1972
• Curso de Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV com especialização na área de Marketing concluído em 1974;
• Consultor de Empresas nas áreas de Marketing, Turismo e Planejamento Estratégico;
• Diretor de Promoção e Eventos da Bahiatursa; fazendo parte da equipe que alavancou o turismo na Bahia na década de 90;
• Presidente da ABRACCEF - Associação Brasileira dos Centros de Convenções, Exposições e Feiras;
• Superintendente do Salvador da Bahia Convention e Visitors Bureau;
• Presidente do Latin Caribe Bureau;
• Diretor Executivo do Iguassu Convention e Visitors Bureau;
• Gerente Geral do Hotel Internacional Foz;
• Diretor de Marketing da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu;
• Superintendente do Regional Metropolitano Convention & Visitors Bureau;
• Conferencista, já tendo realizado mais de cem palestras na América Latina e no Caribe;
• Membro e Diretor Secretário da Academia Brasileira de Eventos.
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