Equador oficializa hoje hotel como Centro de Treinamento para a Copa

Foram organizadas mais de 15 visitas de delegações interessadas nos CTS oferecidos no Estado.
Hotel Vila Ventura



O vice-governador Beto Gril participa nesta quarta-feira (15) da assinatura do contrato que oficializará o Hotel Vila Ventura, no município de Viamão, como Centro de Treinamento da seleção do Equador durante a Copa do Mundo, em junho, no Brasil. A solenidade será às 12h desta quarta-feira (15), no próprio hotel, e terá a presença do presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga Acosta, do treinador da seleção equatoriana, Reinaldo Rueda, e do cônsul do Equador em Porto Alegre, Fernando Quintana.

Também estarão presentes no evento o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Maurício Santos, e a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, além dos coordenadores das câmaras temáticas do CGCopa. Após o ato de assinatura, haverá almoço e coletiva de imprensa com os representantes do Equador, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Viamão.

Com o apoio e a articulação do Governo do Estado, 22 cidades brasileiras inscreveram-se como Centro de Treinamento de Seleções (CTS), ou seja, candidataram-se a receber uma delegação durante a Copa. Publicado em agosto de 2012, o primeiro catálogo da Fifa apresentou sete locais no Rio Grande do Sul.

O trabalho e o esforço do governo possibilitaram que outras cidades entrassem na terceira janela de inscrições, apresentando novos projetos ou readequando os existentes. Dessa forma, o Estado confirmou 11 locais no catálogo oficial da FIFA: Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul (dois campos), Farroupilha, Gramado, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo e Viamão, número que garantiu o RS como o segundo Estado com maior número de CTS credenciados.

Foi também com a interlocução do CGCopa junto ao Comitê Organizador Local (COL) que foram organizadas as mais de 15 visitas de delegações interessadas nos CTS oferecidos no Estado. As ações proporcionaram que diversos países despertassem sua atenção para o Rio Grande do Sul e foram determinantes para a escolha do Equador por Viamão e o Hotel Vila Ventura como a sede de sua concentração durante o Mundial, independentemente das locais dos seus jogos, que são Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Fonte: Palácio Piratini