Entrevista com Cláudio Olímpio na SXSW: onde estão as oportunidades de Web3, Metaverso, Blockchain e NFT no mercado de eventos

O que fazer com tanta letra nova no nosso vocabulário digital profissional? Nesta entrevista, Claudio Olimpio, CEO da DaX e COO da Integer\OutPromo procura responder esta pergunta. Claudio se inventou e reinventou e agora esta pivoteando, sendo um dos lideres na revolução digital que o Metaverso esta trazendo ao universo do MICE, entretenimento, turismo, eventos.

Claudio Olimpio e Natasha de Caiado Castro no final de uma palestra sobre Web3 na SXSW 2022
Nos meus 35 anos de imersão em eventos e experiências, conheci algumas mentes e outros braços brilhantes, gente que tem uma estrela. Traça o próprio caminho, não fica na sombra de ninguém e não passa por cima de ninguém. São éticos, respeitosos e principalmente comprometidos e apaixonados. O Claudio Olimpio, CEO da DaX e COO Integer\OutPromo, faz parte dessa tribo. Quem vê de fora chama se sorte. Eu chamo de roll model.

Claudio se inventou e reinventou e agora esta pivoteando, sendo um dos lideres na revolução digital que o Metaverso esta trazendo ao universo do MICE, entretenimento, turismo, eventos. Ele também entrega eventos tradicionais, mas conta aqui um pouco das oportunidades que esta enxergando nessa loucura de sopa de letrinhas de NFT, Meta, Web3 e seus filhotes.


Claudio, quem é você? Faz um era uma vez... para os poucos que ainda não te conhecem. Mas não me venha com perfil de Linkedin. Me conta como quer que seus filhos saibam...

CLAUDIO OLIMPIO: Natasha, Tenho pouco mais de 20 anos de experiência. Iniciei minha trajetória profissional como trainee de marketing do Parque Hopi Hari e, quando me formei em Publicidade e Propaganda, sai do parque para realizar um sonho de morar fora. Vendi meu primeiro carro, fiz um intercâmbio na Oceania e, no retorno, tive oportunidade de empreender em uma agência de comunicação em Vinhedo, no interior de São Paulo. Três anos depois, decidi sair da sociedade para buscar desafios ainda maiores dos limites da cidade.

Passei pela indústria de bens de consumo como trade marketing/promoção/eventos, onde tive grandes aprendizados sobre o varejo nacional, sem dúvidas, o que me abriu portas.

Sempre tive vontade de trabalhar em São Paulo e essa proposta ocorreu com a minha agência da época de YPÊ, NewStyle. Lá passei 10 anos da minha vida e passei por algumas áreas: iniciei como gerente de eventos, com o tempo absorvi a gestão de produção gráfica/executiva, depois promoções. Mas sempre fui curioso e entusiasta por novidades tecnológicas, em especial pelo mercado cripto e, principalmente, blockchain. Estudei muito, em paralelo a essa profissão “insana e viciante” de produção.

Lá encerrei meu ciclo como Diretor de Operações e fui para a Integer\OutPromo, concorrente que admirei durante anos, onde cheguei como Head de Operações, um ano e meio depois assumi a direção de Operações e, no 3° ano de casa, fui promovido a COO. No final de 2022, fomos provocados por alguns clientes e investidores a empreender no segmento que sempre fui entusiasta: blockchain. Assim nasceu a DaX.


Wow, tudo muito legal. DÁ para ver o filminho na cabeça! Agora me conta, como se estivesse explicando para uma criança, o que é esse tal de web3, metaverso, NFT e seus filhotes?

CLAUDIO OLIMPIO: Com a Web3 voltaremos à essência, ao início do que foi a internet, e retornará o poder às pessoas, não às instituições. O interessante é que para os adolescentes não será necessário explicar o seu significado, pois eles estarão, ou já estão, muito próximos de viverem imersos nessa “nova tecnologia”.

Em alguns anos, os grandes monopólios de tecnologia na internet serão substituídos por serviços descentralizados, como por exemplo, navegar sobre ambientes imersivos dentro das plataformas de games eSports - como Roblox e Minecraft, comprar ou adquirir skins, escolher avatares no Fortnite.

O Roblox é utilizado por mais de 700 milhões de usuários. Inicialmente, ele foi criado para ensinar física, mas conforme foi se popularizando, tornou-se uma ferramenta de criação de mundos. Atualmente, algumas escolas, especializadas em programação e tecnologia, vêm aplicando o jogo nas dinâmicas de ensino; ele é utilizado com o objetivo de ensinar o aluno a programar e a entender a lógica de programação.

Imagine você comprar seu item colecionável direto da empresa que você gosta; comprar uma música direto com sua banda preferida; customizar seu carro com “itens exclusivos” que só você tem, e tudo isso registrado em uma plataforma (blockchain), onde todos poderão validar a autenticidade desse item.

Acredito que a tecnologia blockchain estará embarcada em tudo que fizermos nos próximos anos, e a utilizaremos sem ao menos conhecer a parte técnica.


Coisa de maluco!! Eu vi uma cantora cantando para mim, olhando nos meus olhos, e peito e bunda mexendo enquanto dançava. E tudo avatar. Quero ver um show do Bell assim! Ou sei lá... ir no show do Elvis, Beatles, voltar na Belle Epoque. Imagina se todos nós possamos reviver Meia noite em Paris? E Woody Allen vira um futurista? Me conta: como você acha essas novidades que você falou devem influenciar o nosso mercado de entretenimento?

CLAUDIO OLIMPIO: O mercado de entretenimento já iniciou sua mudança e está fincando o pé nesse segmento. Coachella recentemente lançou passes vitalícios do seu evento em NFT. Imagine que isso poderá ser revendido ou repassado por gerações, com valorização monetária muito grande com o passar dos anos.

Comunidades estão sendo criadas através de grandes NFTs. No próximo mês [abril], a famosa e “super inflacionada” NFT Boread Ape lançará uma lanchonete nos EUA. A intenção deste projeto é dar à comunidade WEB3 um lugar para educar os céticos sobre este novo mundo, ou seja, unir o mundo digital com a experiência da vida real. O lançamento incluirá vantagens especiais para os detentores de NFTs da comunidade.

As possibilidades e criatividade são infinitas nesse novo mercado. Como serão as ativações de marcas dentro do ambiente metaverso? Como irá se comportar o shopper dentro desses ambientes? Quais características e perfis de compra desses consumidores da WEB3? Como unir tudo isso com o entretenimento atual? E esta é a proposta da DAX, nossa startup que atua com solução blockchain que ajuda a indústria a entrar nesse novo mercado.


Para quem tem dificuldade de entender a sopa de letrinhas, como eu tenho... dá uma assistida no vídeo da Fabiola Kassin aqui na coluna. Ela desenha o que é o quê.

Claudio, como gestor de equipes de produtores, criativos e o ecossistema inteiro de eventos e marketing promocional, como sugere que os profissionais do nosso mercado devam se preparar para este novo cenário?

CLAUDIO OLIMPIO: Com curiosidade e força de vontade! Estudando, lendo, procurando por meet ups - redes sociais como Discord, Twitter possuem uma grande comunidade falando sobre WEB3, NFTs, Blockchain, Metaverso, eSports; ouvindo podcasts, procurando entender quem são os novos influenciadores desse segmento... o mercado está mudando de forma muito rápida.

Já existem também cursos sobre Metaverso, NFTs, universidades sobre blockchain. Tem muito material gratuito com gente bacana, basta querer!


Claudio, e para os late adopters? Quais as chances disso tudo ser modismo ou não acontecer como estão prevendo?

CLAUDIO OLIMPIO: Metaverso é um tema muito amplo. Gartner criou um diagrama que exemplifica o que compõe essa “palavra”.
Entendendo cada um desses pontos, conseguimos avaliar que não tem como esse “momento hype” acabar. Ele, claro, chegará a um ponto de equilíbrio, assim como toda nova tecnologia. Mas não irá acabar; está apenas começando. São temas que inicialmente soam complexos, porém, a Geração Z já absorveu e a utiliza com naturalidade.

Então, por ultimo, que conselho você dá para quem é do nosso mercado, sofreu esses dois anos e volta da hibernação neste novo cenário?

CLAUDIO OLIMPIO: A WEB3 está alterando todo um ecossistema, então, não sofra com FOMO. Estude, aprenda, tenha curiosidade.

Procure por plataformas de NFTs, busque entender como funciona e qual o propósito de uma blockchain; aprenda a abrir uma wallet (carteira) de criptoativos e pesquise sobre a segurança dessa aplicação.

A cada pesquisa aparecerão novas dúvidas, e essa é magia do processo. Se nessa busca alguém disser ser o “mago do assunto” tenha dúvidas, pois temos muito que aprender ainda a cada dia. A evolução é contínua e o assunto é novo para todos nós.

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ALGUNS EXEMPLOS DO QUE ESTAMOS FALANDO


Pois é, o assunto tem ainda muito a ser explorado. O Claudio esta saindo na frente, desbravando e abrindo o caminho para muito de nós.

Sabe aqueles momentos de guinada? Quando aparece uma maquina barulhenta e preta para substituir cavalos em transporte... um maluco que poe um treco que pesa mais do que ar, com gente dentro e com asas... ou um quadrado com micro-ondas que esquenta o que tem lá dentro?

Tem a curva, né? Aqueles que querem correr para a novidade. Os que esperam para ver o que vai rolar. E os que estão até hoje falando que homem na lua é coisa de Hollywood.

O filme falado ia destruir o teatro. A ópera ia destruir o circo. A sopa de letrinhas vai destruir um montão de coisas... mas não o Claudio Olimpio.

Natasha de Caiado Castro, Claudio Olimpio, Poliana Souza e Eliana Cassandre sofrendo de FOMO - Fear of Missing out - depois da palestra da Amy Webb, futurista que preve 3 cenários assustadores para o mundo digital