O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, anunciou as novidades do projeto Goal To Brasil - Encontros Brasileiros. “As 14 edições realizadas trouxeram resultados expressivos. A próxima etapa foi reformulada e fortalecerá ainda mais nossa presença nos principais países emissores de turistas para o Brasil”, explicou Dino. Antes de apresentar as novidades da próxima etapa, o presidente da Embratur fez um balanço das edições anteriores.
“O Goal To Brasil tornou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo especialistas em Brasil, e permitiu que 350 jornalistas conhecessem detalhes dos preparativos do país para os grandes eventos esportivos”, afirma Dino. Segundo ele, as próximas edições irão intensificar o apoio da comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros por meio da diversidade natural e cultural, da relação com veículos de mídia nos mercado e das relações com os profissionais de turismo nos mercados.
“As grandes novidades do Goal To Brasil - Encontros Brasileiros são a inserção dos 27 estados do país no evento e a inclusão do público final na programação. O primeiro dia será direcionado para ações promocionais nos principais pontos de aglomeração de pessoas, já o segundo, contemplará coletiva de imprensa, seminário com rodadas de negócios e por fim, o Vivências Brasileiras, quando os profissionais de turismo, formadores de opinião e jornalistas conhecerão a gastronomia e a cultura do Brasil, por meio de apresentações musicais”, explicou.
Para este ano, estão previstas três edições do evento, começando por Bogotá, na Colômbia, em setembro, seguindo para Los Angeles, nos Estados Unidos, em outubro e por fim, Amsterdam, na Holanda, em novembro. Para 2014, ano que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo, mais seis eventos serão realizados.
A Embratur também está preparando materiais promocionais, tanto para o público final quanto para os profissionais e jornalistas. São pendrives, mapas, sacolas, tags para identificação de malas, bloco de anotações, entre outros. “Vale lembrar também que reforçaremos todas as nossas ferramentas de comunicação digital para incrementar a divulgação do Brasil nos mercados, entre elas o Trip Planner, o jogo Brasil Quest, e o Brasil Experience Mobile, que está passando por reformulação”, finalizou o presidente.
As edições de 2013 e 2014 contarão com o apoio do Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras e Órgão Oficial de Turismo dos Estados.
Pesquisa de opinião
A Embratur realizou uma pesquisa de opinião junto aos expositores das 14 edições do Goal To Brasil, o que permitiu fazer uma análise consolidada dos eventos, assim como pensar em possíveis ajustes. “Os primeiros resultados dessa pesquisa já mostram que acertamos na fórmula. Nas seis primeiras edições do Goal to Brasil, 80% dos contatos comerciais foram novos. Nas feiras de turismo que participamos, essa porcentagem não passa de 69%. Ao todo, os expositores afirmam ter feito 4.073 contatos nas primeiras seis edições do Goal to Brasil no ano passado. É 27% a mais que todos os contatos feitos em todas as feiras que a Embratur realizou ano passado”.
Comentários