E a repercussão tem sido positiva. O produtor de soja, milho e feijão, Rodolfo de Camargo Pinto, do município de Idema (PR) que esteve na cidade do Rio de Janeiro a convite da empresa no mês de janeiro, por exemplo, afirmou que antes nunca tinha tido um contato com nada ligado ao carnaval. “Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de ver pessoalmente o que é o carnaval, e fiquei bastante impressionado com os bastidores do evento”. Além disso, o agricultor ainda ressaltou que ficou muito feliz com o tema escolhido pela escola de samba: “É uma forma de ter reconhecimento e mostrar um pouco da nossa realidade para uma grande audiência”, finalizou o produtor.
Outra forma de apoio que a BASF vem recebendo por conta da iniciativa advém de entidades de classe. Prova disso foi a homenagem concedida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), que entregou o troféu “O Cultivador” à BASF em novembro do ano passado, como reconhecimento à ação. O prêmio é concedido a personalidades que se destacam por promover e incentivar iniciativas em prol da agricultura, e a BASF foi a primeira empresa privada a ser homenageada. De acordo com o presidente da associação, Carlos Fávaro, a BASF recebeu o mérito em reconhecimento às iniciativas de valorização do agricultor brasileiro. “Estas ações fortalecem a imagem positiva do nosso agricultor e da nossa agricultura, ajudando a reforçar argumentos importantes perante o público não ligado diretamente ao agronegócio. Sabemos que investir em comunicação é algo essencial para desmistificar a visão, por vezes distorcida, que muitos têm em relação ao papel do agricultor na produção de alimentos, por isso o reconhecimento e a homenagem da Aprosoja à BASF”, destacou Fávaro.
Comunicar além do mercado agrícola
Como parte das ações do patrocínio, a BASF reforçou investimentos em publicidade e marketing entre 2012 e 2013. Seguindo o plano de mídia de seu negócio de proteção de cultivos, houve inserções de peças em grande veículos de comunicação como Revista Exame, Canais Telecine, GNT, Globo News, entre outros, além de ações na Internet, indo além do do segmento agrícola, justamente para que houvesse repercussão junto a outros públicos presentes em centros urbanos. Além disso, um hotsite da iniciativa foi criado (www.agriculturaecarnaval.com.br), no qual está disponível o áudio do samba-enredo e sua letra, fotos, incluindo ensaios na quadra da Escola, bem como outros vídeos alusivos ao desfile e o apoio da BASF à Vila.
Todo este esforço criativo já tem dado resultados: o samba-enredo tem sido considerado o melhor do Carnaval 2013 pela crítica especializada. Num júri selecionado pelo jornal carioca O Dia, a escola da terra de Noel Rosa mostrou-se imbatível e faturou somente notas 10. Já o cantor e compositor Jorge Aragão comentou que a música da Vila "...tem tudo para ajudar a escola a fazer um grande desfile. Não tinha ouvido nada desse ano e fiquei encantando com o samba da Vila no ensaio. É excelente, perfeitinho", finalizou o músico.
Sustentabilidade na avenida
Outra novidade relativa a essa parceria foi o anúncio feito pela Vila e pela BASF em janeiro sobre o projeto de neutralização de carbono de todo o carnaval da escola. Com apoio da Fundação Espaço ECO® (FEE®), o objetivo desta ação é mensurar o volume de carbono gerado em toda a preparação do carnaval e do desfile, e implementar uma ação concreta de compensação por meio do plantio, manutenção e o monitoramento de árvores. Essas análises compreendem desde o início das atividades de preparação do desfile 2013 até a realização do desfile em si. Além do plantio de árvores, esta neutralização compreenderá a manutenção e o monitoramento das áreas plantadas por dois anos em propriedades rurais.
"Como se vê não se trata de uma ação isolada e pontual da BASF. Trata-se de uma ação que integra uma estratégia maior da empresa de valorização do agricultor. Temos recebido apoio de diversos setores, ou seja, nosso objetivo está se cumprindo: levar a mensagem da importância da agricultura à toda a sociedade civil. Esperamos que os produtores rurais se sintam reconhecidos, que essa ação colabore para que as pessoas os enxerguem melhor e que isso os auxiliem a produzir mais e melhor. Temos certeza de que a Vila Isabel fará um desfile inesquecível, e estamos muito entusiasmos para ver o resultado de todo esse esforço conjunto na avenida”, afirmou Maurício Russomanno, Vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
Sobre a Divisão de Proteção de Cultivos
Com vendas de €4,1 bilhões em 2011, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é líder em defensivos agrícolas e uma forte parceira da agroindústria ao fornecer fungicidas, inseticidas e herbicidas altamente estabelecidos e inovadores. Os agricultores utilizam os produtos e serviços da BASF para melhorar sua rentabilidade e a qualidade de suas colheitas. Nossos produtos também são utilizados em saúde pública, controle de pragas estruturais/urbanas, plantas ornamentais e gramados, controle de vegetação e silvicultura. A BASF tem por objetivo transformar conhecimento em sucesso imediato. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF visa ser a empresa líder em inovação, otimizando a produção agrícola, melhorando a nutrição e, desta forma, aumentando a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.agro.basf.com.br, ou seguindo-nos no Twitter: www.twitter.com/basfagro.
BASF
BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
-As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.
Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF - The Chemical Company, com o apoio da GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.
Comentários