EcoNoronha entrega obras em Noronha no aniversário do Parque Nacional

Os turistas que desembarcarem no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha a partir de 14 de setembro vão se surpreender com a nova estrutura construída pela EcoNoronha. O PARNAMAR foi modernizado para melhor atender aos visitantes, com trilhas, mirantes, lanchonetes, sanitários, duchas, entre outros. Foram quase dois anos de planejamento e execução para que as obras fossem entregues no prazo.

“Fizemos questão de entregar a primeira parte das obras aos turistas e moradores da ilha no dia do aniversário do parque, que completa 24 anos de criação em 14 de setembro”, conta Pablo Mórbis, gerente da EcoNoronha. O gestor destaca o cumprimento do prazo de entrega mesmo com imprevistos, como o naufrágio de uma dos barcos que levava materiais da reforma para a ilha. “Perdemos cerca de 30 toneladas de material, mas buscamos alternativas junto aos nossos fornecedores e barcos de transporte e estamos trabalhando dobrado para entregar as obras no aniversário do Parque Nacional”.

A entrega das melhorias fará parte das comemorações de aniversário do PARNAMAR, que contará com uma semana inteira de atividades na ilha. Além de batismo de mergulho para moradores, bicicletada nas áreas do Parque e caminhada na nova trilha, haverá um grande show no dia 14 com as presenças do cantor Ju Medeiros e da Banda Mundo Livre.

Esta primeira fase compreende a entrega das Trilhas do Golfinho, do Mirante Dois Irmãos, do Sancho, bem como o primeiro Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho. O investimento previsto até 2013 é de R$10 milhões.

São mais de 2.558 m2 de trilhas suspensas e 1.609 m2 de mirantes que irão promover maior conforto e segurança aos turistas. A trilha do Golfinho é totalmente acessível a pessoas com deficiência física. Já as trilhas do Sancho e do mirante Dois Irmãos têm acessibilidade assistida. Nos PIC’s será ofertada uma estrutura de atendimento ao turista com estacionamento, sanitários, duchas, lanchonete, loja de lembranças, locação de bicicleta, guarda-volumes e área de descanso.

As obras dos Postos de Informação e Controle (PIC) do Leão e do Sueste serão entregues até o final deste ano. Todos os materiais utilizados nas obras são ecologicamente sustentáveis, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental. Dentre os materiais está sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. Dessa forma, o parque é o primeiro do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material.

Cataratas do Iguaçu S/AA concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são doze anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S/A é um modelo para o país.

Fonte: Eco Noronha