É Preciso Paixão!

Leia aqui, na íntegra, o artigo de Carlos Roberto Zanini em homenagem ao Dia do Profissional de Eventos, comemorado neste último dia 30 de abril

Contratação de artistas, planejamento comercial e de marketing, bloqueios de apartamentos e espaços, conciliação de agendas, alvarás, prazos (cada vez mais curtos, diga-se de passagem), promoção, divulgação e enfim isso e muito… muito mais é ORGANIZAR UM EVENTO!

Trabalhar com produção de eventos é levar às pessoas novas experiências através da construção de uma idéia que promova entretenimento, cultura, conhecimento e troca de informação, e que além de tudo proporcione um momento único aos participantes de forma a atender suas necessidades em comum.

Estar nos bastidores é poder participar de um processo que envolve uma série de burocracias, trabalho criativo e muito profissionalismo, aliar estes elementos é conseguir mesclar idéias e métodos, novidades e regulamentos, é trabalhar com a inovação sobre o mesmo padrão.

Paradoxal?! Talvez.

Paradoxal é o fato de que enquanto milhares de pessoas se entretêm ou se fartam de informações, outras dezenas estão se “descabelando” e até se “matando” no staff para continuar mantendo a ordem e a qualidade, seja de uma festa, congresso, competição… e assim por diante. Nosso trabalho é nada mais nada menos que garantir diversão, resultados aos milhares de participantes dos mais diversos tipos de eventos que acontecem a cada hora, a cada minuto ao redor do Mundo. Mas falo dessa forma, não lamentando pela condição de prestador de serviço, mas agradecendo o fato de poder ser um agente modificador da sociedade e poder participar como provedor de inúmeras tendências que são difundidas pela prática da atividade.

Trabalhar com eventos é oferecer às pessoas novas propostas de entretenimento, de capacitação profissional; é aguçar a curiosidade e sensibilidade; é fomentar novas idéias, experiências e discussões, vendemos sonhos e realizações buscando sempre impactos positivos na vida dos participantes. Por todos estes motivos podemos passar por stress, trabalhar por mais de 10 horas diárias, perder noites de sono, se entregar de corpo e alma.

A maior recompensa de todo este trabalho é perceber que a realização de um evento tem o poder de agregar valores à sociedades, movimentar as massas e ditar tendências. Mas deixo aqui a dica para você que deseja ingressar por este longo e prazeroso caminho que é ser um profissional de eventos: é preciso paixão!

Carlos Roberto Zanini  faz parte do corpo docente do Curso de Tecnologia em Eventos da Faculdade Machado Sobrinho e é empresário do setor de entretenimento.