A Dream Factory e a X3M Sports Business – empresas responsáveis pela organização do evento Mano a Mano que colocou nesse último domingo (17) o homem mais rápido do mundo, o Usain Bolt, para correr numa pista oficial em plena Praia de Copacabana – fecharam uma parceria inovadora com o Twitter e Flowics com intuito de desenvolver uma ação interativa para que os fãs brasileiros do atleta pudessem se aproximar, ainda mais, do ídolo.
Para isso, as empresas trabalharam no projeto em conjunto a fim de criar, para o Mano a Mano, uma ação que tivesse grande potencial para um case de engajamento que, no caso, foi feita por meio da plataforma Flowics, que permite respostas automáticas. Desta forma, os usuários que twitassem #BoltinRio recebiam, em seguida, fotos virtuais autografadas do super atleta na praia carioca e com uma mensagem de agradecimento em português ou inglês do Bolt, conhecido também como “raio”.
A força da ação foi ampliada pela participação ativa do próprio Usain Bolt – seguido por mais de 3,5 milhões de pessoas –, que tweetou a hashtag algumas vezes ao longo do fim de semana, além dos perfis oficiais dos patrocinadores do evento como, a Nissan e a Gatorade, que também interagiram.
O evento ganhou visibilidade igualmente nas telas, devido sua parceira de transmissão com o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Além de a atração ter sido líder de audiência, tanto no Rio como em São Paulo – onde bateu recorde no ano com o Mano a Mano –, ajudou a aumentar também o engajamento dos telespectadores com a rede social, já que a participação dos usuários era em tempo real.
A ação, que foi um sucesso, gerou buzz tanto para o Mano a Mano, como para os patrocinadores. Devido à inovação da ação, o evento teve mais de 11.000 tweets em pouco mais de dois dias. Entrou no Trending Topics Brasil em menos de 20 minutos de ação e ficou no TOP 10 durante 750 minutos, onde atingiu o segundo lugar por mais de duas horas. Durante o fim de semana, liderou o Trending Topics Rio de Janeiro por mais de 26 horas. Além do impacto, grande parte do seu valor se deu ao fato de crescer organicamente, tanto que diversas personalidade e páginas oficiais como a da Rio 2016 e da Puma Brasil que não patrocinavam o evento começaram a usar a hashtag #BoltInRio. Segundo a Flowics, devido ao engajamento desses diversos perfis com grande número de seguidores e do grande número de tweets gerados em suas timelines.
“Estamos a menos dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e, cada vez mais, o brasileiro respira o ar dessa grande festa do esporte. Bolt é um ídolo e, ter desenvolvido uma ação no qual ele é a peça-chave, foi é fundamental para motivar tantos fãs”, diz Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory.
“Isso é fruto do nosso esforço em desenvolver, a cada edição, um conteúdo relevante e que gere interação do público. Todos esses resultados nos fazem acreditar que teremos um evento ainda mais brilhante no próximo ano”, comenta Bernardo Fonseca, sócio da X3M Sports Business.
"Em grandes eventos esportivos, as pessoas querem interagir entre si e também com seus ídolos; e o Twitter proporciona essa oportunidade. O engajamento entre Usain Bolt e os fãs no Twitter durante o Mano a Mano foi um excelente exemplo desta energia na plataforma," diz Guilherme Guimarães, Diretor de Sports para Twitter Brasil.
O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto e contou com cerca de 30 mil pessoas que puderam acompanhar, mais uma vez, a vitória do super astro jamaicano, que ganhou a prova de 100m em 10s04m. Mano a Mano 2014 contou com o patrocínio da Nissan, Live Tim e SESI Nacional e o apoio da Gatorade e Prefeitura do Rio.
Mais informações:
In Press Media Guide - Assessoria de Imprensa – Mano a Mano
Fernanda Villas - fernanda.villas@mginpress.com.br
Camila Coimbra - camila.coimbra@mginpress.com.br
(21) 3723-8135 / 3724-1623
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