A obra faz parte de uma série de intervenções do chamado BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste, corredor exclusivo para ônibus articulados, que irá ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz.
As outras são o corredor Transcarioca (Barra da Tijuca/Aeroporto Internacional Tom Jobim), em andamento, TransBrasil, que irá percorrer a avenida Brasil, no centro da cidade, sem início previsto, e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro), que será licitada neste semestre, de acordo com a secretaria municipal de transporte.
O viaduto Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso tem 250 metros de extensão em cada sentido e foi construído em nove meses. A prefeitura informa que uma segunda etapa da obra inclui outro viaduto e o túnel da Grota Funda (a explosão para abertura do túnel aconteceu em setembro passado). Além disso, durante a inauguração foi apresentado um ônibus articulado que vai trafegar pela faixa exclusiva do Transoeste.
O Transoeste terá 56 quilômetros. O custo das obras é de R$ 800 milhões. A previsão da prefeitura é que as obras do corredor estejam prontas no primeiro semestre de 2012.
Fonte: Portal da Copa 2014
Comentários