Connection ressalta legado do audiovisual homenageando cinquentenário do Festival de Cinema de Gramado

Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk fala sobre importância do cinema para o desenvolvimento de Gramado
Rosa Helena Volk

O Connection vai dedicar um dia inteiro de sua programação para debater a relação entre o setor audiovisual e o turismo. O evento começa nesta quarta-feira (11) e segue até sexta-feira (13), no Palácio dos Festivais, em Gramado. E quando falamos na união entre Cinema e Turismo, além de palco Gramado é também um case a servir como modelo para outros destinos brasileiros que buscam se desenvolver.

Em sua quinta edição, o Connection decidiu homenagear os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, completados em 2022, evento que foi fundamental para a consolidação do destino. Para entender melhor a importância do audiovisual para o desenvolvimento turístico de Gramado, conversamos com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, que comanda a autarquia responsável pela organização do Festival de Cinema.

"O Festival de Cinema foi significativamente importante para Gramado, em todos os aspectos. No primeiro ano em que foi realizado, Gramado não estava nem no mapa do Brasil. A partir de então a cidade foi colocada no mapa do Brasil, da cultura e do setor audiovisual. As pessoas passaram a voltar os seus olhos para Gramado. Como que uma cidadezinha pequena, no interior gaúcho, conseguiu realizar um evento deste porte? Era isso que todos se questionavam…", destaca Rosa Helena.

Ao lincar o evento com o eixo do Cinema e, em especial, com o Festival de Gramado, o Connection pretende instigar e levar ferramentas para que outros destinos e roteiros possam usufruir do setor audiovisual para o fomento turístico e econômico. Gramado tem a cultura enraizada em seus eventos, possui importantes espaços culturais e vem desempenhando um papel importante na formação de artistas locais.

"O Connection vem para agregar e manter viva a chama do desenvolvimento que o Festuris acendeu nas últimas décadas. Será espetacular podermos mostrar ao Brasil o quanto o Festival de Cinema e um evento da área do audiovisual pode fazer por uma cidade como fez por Gramado", salientou a presidente.

Gramado como polo do setor audiovisual

Gramado tem sido sede de produções audiovisuais há algum tempo, além de ser famosa por seu prestigiado Festival de Cinema. Mas agora o município está indo além e dá um importante passo para se tornar um polo audiovisual com a criação da Gramado Film Commission. A organização, formalizada recentemente, terá sua nomeação oficial no dia 12 de maio, durante o Connection.

"Criar a Gramado Film Commission é um divisor de águas. Nós já recebemos muitas produções, que de forma oficiosa procuram-se facilitadores para que aconteçam em Gramado. Desde janeiro de 2021, quando iniciamos nossa gestão no município, quatro produções foram realizadas aqui na cidade. Mas agora, tendo uma Film Commission, isso tudo estará institucionalizado, o que certamente vai atrair e fomentar ainda mais a produção do audiovisual em Gramado", completa Rosa Helena Volk, ressaltando o importante passo dado pelo município.