Cerca de 350 participantes, 90 trabalhos científicos apresentados e 16 palestrantes nacionais e internacionais. Este foi o resultado do 4º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que ocorreu de 22 a 24 de agosto, na Faurgs, em Gramado. Além destes números, debates e troca de experiências sobre a utilização sustentável do carvão mineral marcaram o evento.
O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, comemorou os resultados obtidos neste ano, e confirmou que a quinta edição do congresso ocorrerá em 2015, e provavelmente, continuará em Gramado: “Nossos principais objetivos foram alcançados, e as informações das palestras internacionais e nacionais foram aproveitadas. Saímos do evento com uma visão global do carvão”, ressaltou Zancan. Quanto à próxima edição, ele elogiou a infraestrutura da cidade serrana que possibilita a realização de eventos de grande porte.
Após a realização do congresso, os profissionais da área acreditam, em sua grande maioria, que o carvão alcançará o patamar merecido na matriz energética brasileira, a exemplo do que já acontece em nível mundial, em que países ambientalmente corretos tem 75 % de sua energia obtida a partir deste combustível sólido.
Comentários