Confira a 4ª Pesquisa de Incentivos e Motivação na América Latina 2008

O mercado de incentivos na América Latina agora está dando muito mais importância para o quesito fidelidade. É o que constatou a 4a edição da Pesquisa de Incentivos e Motivação na América Latina, trabalho patrocinado pela AV Business & Communication, empresa especializada em incentivos, com sede na Argentina.

A pesquisa é realizada anualmente com a participação de diversos profissionais da área, que tomam decisões sobre as viagens, e estão localizados na América Latina. A pesquisa também destaca que, em 2008, as empresas optaram por investimentos para fidelizar os clientes.

Quando comparado aos resultados de 2007, foi registrado um aumento de 10% no quesito fidelização, ou seja, essa opção agora é um objetivo essencial dentro dos programas. A tendência, é que aconteçam modificações quanto aos receptores dos programas de incentivos, pois a maioria dos que responderam afirmam que, durante o ano de 2008, os programas foram destinados a consumidores, e não a equipe de vendas, como ocorreu em 2007.

O novo conceito usado nos incentivos pode ser visto claramente no cotidiano, basta olhar para a quantidade de programas de benefícios que são oferecidos ao público em geral, como: cartões de crédito, de débito, comunicação social, companhias aéreas, etc Todos parecem encontrar maneiras de atrair os clientes a ter uma relação duradoura.

No entanto, beneficiar programas não são a única ferramenta utilizada para fidelizar. Entre as duas principais opções como: fidelização e aumento das vendas; o destino mostrou que o crescimento em relação à edição é a de melhorar o serviço ao cliente. Com os avanços nas comunicações e tecnologia, alguns produtos podem diferenciar-se dos seus concorrentes, por si,ou por um longo tempo.

Neste momento é preciso tomar um cuidado fundamental para proporcionar valor acrescentado para o cliente. Sem dúvida, melhorar o tratamento dado aos consumidores é uma ferramenta importante para a fidelização.

Outsourcing

O crescimento dos programas destinados aos consumidores, juntamente com BTL crescimento como um meio de promoção, também têm sido utilizado pelas agências publicitárias, que começam a encontrar o seu lugar no mercado incentivos.

Enquanto as empresas continuam a terceirizar a consultores de incentivos e marketing promocional, agências publicitárias, juntamente com as empresas de formação, são os que apresentaram maior crescimento em 2008. Mas os resultados sugerem que as empresas preferem lidar com programas internos. Atualmente, apenas 16% das empresas escolhidas terceirizam todos os seus programas; 53% garante organizar internamente, enquanto s restantes (31%) mantém uma estrutura mista, deixando algumas tarefas com profissionais de fora.

A tendência tem relação direta com os orçamentos anuais que são designados aos programas de incentivos. Diferente de 2007, no ano de 2008, menos empresas que disseram que não contavam com um orçamento para essas atividades; mas o crescimento foi menor no intervalo (menos de US $ 10.000). Neste contexto, com grande quantidade de orçamentos reduzidos, parece lógico tentar resolver a  organização de uma campanha de incentivo internamente, uma opção que está geralmente associada com menor custo.

Entre as empresas que decidem terceirizar, as principais tarefas delegadas aos profissionais são: criação e comunicação, organização de eventos e da compra de prêmios.  As duas primeiras opções parecem ser coerentes, e que os inquiridos continuam posicionados no  lançamento evento ,como a melhor ferramenta da comunicação. No entanto, a mais notável em termos de fazer contato com os participantes é o crescimento do site como uma comunicação alternativa. Em segundo lugar na preferência dos profissionais, está o crescimento de quase 30 pontos percentuais a partir da edição anterior. É fácil prever que o website exclusivo para as campanhas de incentivo continuam a crescer junto com a Rise of Web 2.0 e as novas possibilidades oferecidas pelo mundo digital.

Viagens de incentivo

As viagens de incentivo parecem ter ganhado popularidade como uma opção prêmios dentro das empresas e foram os mais escolhidos quando perguntados sobre ao tipo de prêmio, como os dados em dinheiro. Ao escolher um destino, os organizadores da campanha de incentivo fixam primeiro o custo-benefício e, em seguida, a reputação de cada cidade ou país. Com isto em mente, o Brasil ainda é a opção escolhida. Também são apontadas como opções, destinos como Mendoza e Buenos Aires, com significativo crescimento, refletindo o aumento do turismo na Argentina nos últimos anos.

O aumento da utilização de tais prêmios, também aumentou a necessidade de melhorar este tipo de experiência. O incentivo de viagens aparecem como  uma das questões que mais tem crescido em relação a 2007. Já o ponto mais importante para melhorar, que também cresceu muito em relação à edição anterior, é a criatividade das propostas.

Perspectivas 2009

Atualmente, a principal preocupação é a crise financeira mundial originadas nos Estados Unidos e como impacto em diferentes países e as indústrias na região.  Com apenas 11% dos inquiridos afirmando que seus programas são de baixa ou nada eficaz indústria incentivos parece ter boas perspectivas. Entre que não tenham aplicado os seus incentivos  empresas, 56% pensavam que poderia fazer no futuro, contra apenas 12% não parece provável.

O restante (33%) é a expectativa, provavelmente em resposta a global de incerteza. Mas os dados indicam que mais encorajador- 67% dos entrevistados- acreditavam que ao utilizar programas de incentivo vai manter ou mesmo aumentar em 2009. Algo que não parece  obtido quando se considera que fidelizar é uma ótima maneira de reduzir custos e manter os níveis de vendas. Será sempre menos caro para manter os clientes existentes para sair e buscar novos.

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