Como controlar a ansiedade ao passar por um processo seletivo?

Um processo seletivo não depende da agenda apenas de uma pessoa, várias questões são importantes, como: férias de gestores e recrutadores, reestruturação, remanejamento e congelamento de vagas e a situação mais temida: o retorno negativo que dependendo da empresa, muitas vezes não é informado ao candidato.

Sempre que passamos pela experiência de retorno de um processo seletivo a ansiedade bate forte, ainda mais se estamos desesperadamente necessitados daquela oportunidade, quando pode mudar nossas vidas e nos tranquilizar financeiramente.

A cabeça não para de pensar, as contas não param de chegar, as responsabilidades aumentam e a ansiedade também é uma constante - ainda mais quando vivemos em uma época em que o índice de desemprego não arrefece.

Mas o que podemos fazer enquanto essa resposta não chega?

Sabemos que um processo seletivo não depende da agenda apenas de uma pessoa, várias questões são importantes: férias de gestores e recrutadores, reestruturação, budget fora do Brasil, remanejamento e congelamento de vagas e a situação mais temida - o retorno negativo que dependendo da empresa, muitas das vezes não é informado ao candidato.

Checar o e-mail várias vezes não ajuda muito, pois não temos o controle de quando nos darão a resposta, muito menos ficar olhando para o telefone esperando a ligação de um número privado e se frustrar por ser uma ligação de uma agência de cobranças.

Temos de nos lembrar sempre de que o único controle que temos é a das nossas qualificações e do que vamos oferecer em uma entrevista.

Por isso nessa parte é muito importante ser honesto consigo mesmo e não improvisar, ser claro com as informações que você coloca em seu curriculum e saber dissertar sobre as suas experiências de maneira direta e objetiva. Sendo assim você pode ter mais segurança, pois a sua parte está feita! 

Muitas vezes bate aquela vontade de enviar um e-mail cobrando um posicionamento, mas o mais importante é não cobrar! Você pode sim mandar um e-mail demonstrando que ainda tem interesse na vaga e agradecendo a oportunidade, o que muitas vezes, chama atenção do recrutador, pois a agenda dele pode estar lotada e precisamos estar cientes e ter paciência.

Se a empresa combinou uma data de retorno com você e essa data passou, não demonstre pressão - apenas informe que ainda está disponível.

E se for o temido feedback negativo? Segure a emoção da decepção e da frustração! Administre suas emoções.

Apenas considere retornar o contato se for uma resposta direta do gestor ou do profissional que estava à frente de seu processo. Se for uma mensagem automática da empresa, parta para a próxima oportunidade e aproveite para pensar e avaliar quais pontos você pode melhorar. Se não tiver, o que melhorar, saiba que sua melhor oportunidade chegará. Faça por merecer, como um bom ímã de coisas positivas.

Quando você estiver em mais de um processo seletivo e uma das empresas te der o retorno positivo, informe a ela que você precisa de tempo para avaliar a proposta.

Seja claro com as empresas que estão avaliando sua candidatura: isso pode contribuir muito positivamente com a sua carreira.

Procure vagas que sejam mais compatíveis com seu perfil - sabemos que às vezes não temos tempo para encontrar um bom emprego ou um lugar que nos identificamos, mas é importante priorizar vagas que não nos tragam mais dificuldades de desenvolvimento ou que possam nos estagnar de alguma maneira.

E o mais importante, NUNCA desista! Os nãos são muitos, mas uma hora o sim chega. É só navegar um pouquinho no LinkedIn e não se magoar por não ser o seu.

Um feedback negativo não quer dizer o fim, ou que você não seja um bom profissional. Existem muitos fatores como incompatibilidade de perfil, congelamento da vaga, movimentações internas que anulam o processo do qual você participou. Não desista de uma vaga ou empresa que você queira, não ache que você não está preparado. Seja seu próprio critico (mas não um autoditador), procure pontos fortes que você possa se destacar em sua maneira e não feche portas. Todas as empresas passam por restruturações e você pode ser chamado, inclusive seu recrutador pode mudar de emprego e lembrar de você! O mundo é um ovo :-)

Se abra para as possibilidades, pense fora do tradicional: não vai ser fácil, mas persista e persevere! Use as negativas como combustível para vencer!