Janeiro será mais uma vez um período movimentado na capital paulista. Além do Aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, shows do Elton John, James Blunt, Orishas, Damien Rice e vários outros, a indústria da moda mais uma vez invade a cidade e a coloca no circuito internacional no primeiro mês do ano. De acordo com a pesquisa “Dimensionamento e Caracterização da Demanda Turística de São Paulo”, realizada pela São Paulo Turismo (SPTuris - empresa oficial de promoção turística e eventos da cidade) em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 13,3% das viagens domésticas para São Paulo são realizadas em janeiro na cidade, ou seja mais de 1,3 milhões de visitantes vêm para a capital paulista neste mês motivados por eventos, negócios, lazer, compras e entre outros.
Serão vários acontecimentos relacionados à moda e ao vestuário, uma ótima oportunidade para visitantes fazerem uma visita a esses eventos e ainda incluírem no pacote city tours, baladas, shows e peças teatrais, unindo negócios e entretenimento na capital latino-americana da cultura que reúne nada menos do que 160 teatros, 110 museus, 45 shopping centers, 59 ruas de comércio especializado, 15 mil bares, 12,5 mil restaurantes de 52 tipos de cozinha, 67 parques naturais e muito mais.
Entre os dias 18 e 23 de janeiro acontece mais uma edição da São Paulo Fashion Week – Inverno 2009, evento de vanguarda que reúne alguns dos mais conceituados estilistas e grifes do Brasil e do mundo para apresentar as tendências da próxima estação. A reunião de personalidades, que conta com mais de 50 desfiles, lounges exclusivos e muita badalação, deve ter um público de mais de 100 mil pessoas em sete dias de desfiles. Cerca de 38% são turistas que devem gerar uma movimentação de mais de R$ 85 milhões na economia da cidade.
Mas vários outros grandes eventos do segmento prometem agitar a cidade. É o caso da Showroom da Moda, de 10 a 14, no Centro de Convenções Frei Caneca, e do TM Fashion, que acontece na mesma data no hotel Maksoud Plaza.
Também teve início a Couromoda – 36ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro –, que vai de 12 a 15 de janeiro, no Anhembi. É a maior feira especializada do setor na América Latina e reúne acima de mil expositores de três mil marcas, recebe mais de 70 mil visitantes e gera cerca de R$ 6 bilhões em negócios. E segundo pesquisa SPTuris durante o evento de 2008, cerca de 68% dos frequentadores da feira são turistas, sendo 5,55% estrangeiros. Os compradores vem de 75 países diferentes.
Simultaneamente acontece a 30ª Feninver – Feira Brasileira de Confecções e Acessórios da Moda –, no mesmo local. Também do dia 12 ao dia 15 de janeiro ocorre o 36º Encontro da Moda Feminina, no Centro de Convenções Frei Caneca. Com foco exclusivo nos negócios, o evento aproxima empresários da indústria de confecção de lojistas e compradores de todo o País, impulsionando vendas e novos contatos comerciais.
Na seqüência é a vez da moda infanto-juvenil. De 20 a 23 acontece no Expo Center Norte a FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infantil, Juvenil/Teen e Bebê. E ainda de 20 a 25 de janeiro ocorre a Feira da Gestante, Bebê e Criança no mesmo local.
"Somente essas grandes feiras de moda em janeiro devem atrair mais de 100 mil turistas para a cidade”, afirma o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho. “Os eventos, culturais ou de negócios, são a praia de São Paulo. Eles atraem mais turistas, movimentam a economia da cidade, mobilizam 52 setores e geram empregos. E ainda divulgam a capital paulista para o mundo, como é o caso da São Paulo Fashion Week e da Couromoda", ressalta.
Mas além do segmento de moda, janeiro ainda conta com um dos maiores congressos em número de turistas da cidade de São Paulo. É o 27º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo –, que rola de 24 a 28, no Anhembi. E janeiro ainda está recheada de shows internacionais, como Elton John, dia 17 na Arena Skol Anhembi, além de Orishas, dia 27, James Blunt, dia 29, e Alanis Morissette, logo no início de fevereiro (dia 2), os três últimos na Via Funchal. (VB)
Comentários