O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez está mudando o cenário do destino. Construído à beira do rio Paraguai, o empreendimento integra a nova e moderna estrutura do Porto Geral. Além de uma vista privilegiada da paisagem pantaneira, tem o pôr-do-sol como outro grande atrativo. Inaugurado no dia 20 de setembro de 2009, o projeto é de autoria do arquiteto corumbaense Carlos Lucas Mali.
Gerenciado pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal – Fundcultpan – O Centro dá sustentabilidade a atividade turística e revitaliza a orla da cidade, que volta a ter importância no seu contexto econômico, histórico e cultural. Em Corumbá, já funcionou um dos maiores portos da América do Sul.
Na primeira etapa de construção a Prefeitura executou obras de recuperação do prédio do armazém da extinta Portobras, onde já funcionaram agências de turismo e a Colônia dos Pescadores. Ainda foram realizadas a construção e urbanização da área externa – num total de 4.400 m² – e implantação de um estacionamento para 240 veículos. No Centro funcionam um auditório com 162 lugares, cinco salas de reuniões, sala de apoio a internet e eventos, lojas, cafeteria, choperia e restaurante; além de locais específicos para apresentações culturais e artísticas e realização de congressos e seminários.
A última etapa do Centro de Convenções de Corumbá será a construção do bloco dois, um prédio totalmente novo, com o auditório central com capacidade para 750 pessoas, palco de 152 metros quadrados para dança, shows e teatro, com sistema de acústica e tradução simultânea. Também serão implantados palmeiras, mirantes e monumentos em homenagem aos imigrantes e aos pescadores.
Preparado para receber 3 mil pessoas em uma área total de 20.000 m², o Centro de Convenções, além de valorizar a região, vai potencializar a vocação turística de Corumbá, abrindo espaço fundamental para o turismo de negócios.
Corumbá foi fundada em 21 de setembro de 1.778, fruto de uma estratégia militar da Coroa Portuguesa para impedir o avanço espanhol. Depois da fundação do Forte Coimbra, em 1775, surgiu um ponto de apoio militar que deu origem ao ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DE ALBUQUERQUE, primeiro nome do local, que no século seguinte, transformou-se no entreposto comercial principal da região. A Ata de Fundação se deu nas proximidades do paralelo 19º de latitude sul e a 59º de longitude oeste.
Um incêndio ocorrido vinte e dois anos após sua fundação interrompeu o desenvolvimento do núcleo. Diante disso, o povoado foi dividido em dois núcleos: Albuquerque Novo e Albuquerque Velho.
Acredita-se que desta bifurcação toponímica teria se originado o nome definitivo de Corumbá. A palavra “Corumbá” é de origem Tupi e em língua ameríndia, significa lugar de cascalho, isolado, sertão. Situada em altitude de 118 metros acima do nível do mar, possui uma área de 62.561 km², com uma população aproximada de 100.000 habitantes.
Corumbá, cognominada “Capital do Pantanal”, pois abrange 37% do Pantanal brasileiro ou 60% do Pantanal sul-matogrossense, e foi decretado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, possui em seu solo a segunda maior jazida de ferro e manganês do mundo, representada pelo maciço de Urucum.
Tombado, em 1992, pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Centenário Casario do Porto, ainda guarda os vestígios de um período de fausto. Locais como o Forte Junqueira, a Praça da República, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Escadinha da Quinze, o Casario do Porto, a Casa do Artesão, o Parque Marina Gatas, o Forte Coimbra e a Casa do Massa Barro, são pontos de destaque não só da cidade como também da história de nosso País.
Privilegiada pela mãe natureza, o turismo em Corumbá, graças aos seus recursos naturais e históricos cresce a cada dia e se sobressai no cenário nacional.
Corumbá e o Turismo de Eventos
O Turismo de Eventos, como as festas tradicionais, tem elevada importância para a cidade de Corumbá, pois incentiva o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a geração de empregos, rendas e criação de infra-estrutura que beneficia não só o turista, como a população local.
É através dos eventos que a população pode demonstrar toda a tradição, a cultura e a história local. Os corumbaenses com toda sua natural hospitalidade recebem com muita alegria todos os visitantes.
O município de Corumbá possui um Calendário de Eventos bem diversificado, possuindo 06 (seis) grandes eventos durante o ano: O Carnaval de Corumbá, Festival América do Sul, Arraial do Banho de São João, Feira Agropecuária do Pantanal - FEAPAN, Festival Pantanal das Águas, Campeonato Internacional de Pesca e o Festival Gastronômico do Pantanal. Eventos que atraem juntos 300 mil pessoas.
Serviço
Telefone: (67) 231-2886 / 232-5221
fundcultur.pantanal@corumba.ms.gov.br
Comentários