Caravana Brasil prevê mais 12 viagens em 2009 e encontro de negócios

O Caravana Brasil Nacional, projeto da Braztoa com SEBRAE e Ministério do Turismo, terminou com um saldo positivo em 2008. As primeiras nove viagens (cinco com operadoras e agentes de viagem, duas somente com operadores e duas só com agentes) ocorridas entre junho e dezembro, levaram 27 operadores de turismo e 341 agentes para conhecer oito destinos brasileiros. Na avaliação de Jurema Monteiro, coordenadora geral de Apoio à Comercialização do Mtur, o resultado não poderia ser melhor. A parceria com a Braztoa e o SEBRAE trouxe mais profissionalismo e eficiência às viagens. Antes era apenas uma viagem de familiarização com empresários. Agora temos efetivamente um processo de apoio à comercialização dos destinos com atividades pré, durante e pós viagem. Isto tudo gera melhores resultados e vai ao encontro das metas do Ministério do Turismo.

O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos- novos ou já comercializados- e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.

Para Valeria Barros, coordenadora do projeto SEBRAE Nacional, o projeto vem permitindo abrir várias janelas de oportunidades de negócios junto às médias e pequenas empresas pela execução das rodadas de negócios e encontros de conhecimento.

Em 2008, a Caravana Brasil passou por destinos nos estados do Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além da realização de duas caravanas rodoviárias para a cidade de São Paulo, durante o Salão do Turismo (junho) e o 30º Encontro Comercial Braztoa (novembro). A partir de março, estão previstas mais 12 viagens e o processo seletivo deve ser iniciado nas próximas semanas. 

(JA)