Caravana Brasil Nacional abre inscrições para profissionais de turismo

Um programa voltado a operadores, agentes de viagem e profissionais de turismo para que conheçam in loco diversos destinos turísticos brasileiros e, como resultado, aprimorem a comercialização de seus roteiros e produtos. Esse é o objetivo do Caravana Brasil Nacional, uma realização do Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com a Braztoa (Associação das Operadoras de Turismo) e com o Sebrae Nacional.

Na próxima segunda-feira (2) de fevereiro serão abertas as inscrições para empresários e profissionais de turismo interessados em participar da edição 2009 do programa. A inscrição deverá ser feita no site da Braztoa.

No ano passado, dos mil inscritos, 368 participaram das nove viagens previstas no programa. Os interessados devem estar registrados no Cadastur. Entre os critérios de seleção, ganham pontos as operadoras que já comercializam roteiros nacionais. Todos os custos das viagens são assumidos pelo programa.

Este ano, o Caravana Brasil Nacional vai promover viagens para 12 unidades da Federação: Piauí, Pará, Sergipe, Acre, Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Pernambuco, Goiás, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Cinco delas serão exclusivas para operadores de turismo e poderão contar com até 55 participantes. As sete restantes serão para agentes de viagens e operadores e terão capacidade para 84 participantes. Vários segmentos turísticos serão visitados, com atrativos como sol e mar, ecoturismo e cultura.

O Caravana Brasil Nacional vinha sendo realizado pela Embratur desde 2000. No ano passado, a coordenação do programa passou a ser feita pelo Ministério do Turismo, que estabeleceu parceria com o Sebrae Nacional e a Braztoa.

Quantos agentes de viagem vendem destinos que nunca visitaram?, questiona Daniela Sarmento, coordenadora do Caravana Brasil Nacional na Braztoa. "Esse programa é fundamental para o setor de turismo, pois visa aprimorar a comercialização de roteiros já existentes e consolidados no país, levando agentes e operadores para conhecê-los",acrescenta Daniela.

A capacitação local dos fornecedores, a rodada de negócios entre eles e operadores e a apresentação da avaliação dos destinos, feita pelos integrantes das viagens, são os principais diferenciais da nova metodologia do programa, que vem sendo aplicada no programa, segundo a coordenadora.

Este ano, além de conhecer os destinos turísticos selecionados pelo Mtur e parceiros em 12 estados, os participantes das viagens do Caravana Brasil Nacional 2009 vão participar de ações de capacitação dos fornecedores locais de produtos e serviços (donos de restaurantes, pousadas, hotéis, agências de viagem,etc).

Também está prevista a realização de cinco encontros de negócios e sete encontros de conhecimento, quando fornecedores locais poderão negociar diretamente com os operadores e, junto com instituições locais, farão apresentação dos destinos aos participantes do programa, respectivamente.

Ainda constam da programação do Caravana Brasil Nacional 2009 eventos denominados de devolutivos, que serão realizados após a visita das caravanas aos destinos: será apresentada aos fornecedores locais a avaliação feita pelos operadores de turismo e agentes de viagem.

(JA)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.