
Com a chegada das festividades mais esperadas do ano, milhões de turistas procuram os melhores destinos para relembrarem os bons momentos do ano que se encerra e prepararem os ânimos para um outro que se inicia. Esse tão tradicional ritual, normalmente já possui suas preferências: o ambiente perfeito para a passagem do Natal e Ano Novo encontra lugar próximo a uma lareira, imerso em cobertores, casacos e cachecóis, com traços montanhosos ao fundo e, claro, comidas deliciosas para esquentar os corações.
No Brasil, não há outro lugar que incorpore melhor essa imagem, tanto que Campos do Jordão se enche de luz e vê suas ruas encherem de turistas para sua estação mais concorrida no ano. O Natal na Montanha acontece de 1 de dezembro a 6 de janeiro e oferece dezenas de eventos espalhados pela cidade, que prometem agradar todos os gostos e idades.
Para este ano, o programa ganhou o tema Frutas Vermelhas, que recheia um dos pontos altos da estação, a Temporada Gastronômica. Realizado há 3 anos pela Associação Cozinha na Montanha, o festival apresenta novidades de pratos temáticos e opções de menus para as ceias de Natal. No cardápio, cerca de 20 restaurantes de Campos do Jordão, preparando receitas especiais para a ocasião.
Confira abaixo os restaurantes participantes e suas irresistíveis criações:
1 - BIA KAFFEE : Torta Mariana de frutas vermelhas
2 - LE CAPIVARI: Pato ao molho de frutas vermelhas
3 - LA GÁLIA: Carré de cordeiro ao molho de framboesa / Mousse de chocolate branco com frutas vermelhas
4 - ARAUCÁRIA: Perdiz no mar Rubi
5 - LENZ GOURMET: Torta com massa de chocolate e recheio cremoso de amoras
6 - O BONDE: Frutas vermelhas ao creme de baunilha
7 - SAFARI CAFÉ: estrogonofe de frutas vermelhas ao molho de cream cheese
8 - LE FOYER: La Passion Rouge
9 - MATTERHORN: Petit Gateau Natalino (servido em forma de árvore de Natal), com coulies de frutas vermelhas
10 - ECOPARQUE PESCA NA MONTANHA: Papillote de truta ao mertilo
11 - TABERNA DO LEÃO: Cordeiro recheado com farofa de frutas vermelhas com risoto de morango
12 - CHARPENTIER: Lombo de cordeiro com molho de frutas vermelhas
13 - FONDUE CARAMELLO: Crepe silvestre / Supremo de frango ao molho silvestre
14 - BADEN BADEN : Medalhão de peru em berries e Red Ale Baden Baden / Cheese Cake de Cristal Baden Baden e calda de frutas vermelhas
15 - MERCEARIA CAMPOS : Lombo picante com mostarda e arroz Natalino
16 - BARONESA von LEITHNER BISTRÔ: Frango empanado com frutas vermelhas/ Ninho de suspiro com Berries
Mas além de aguçar suas papilas, o Natal na Montanha 2007 também irá acalentar sua visão, no Espaço da Telefônica, os visitantes podem conhecer a Exposição de Decoração de Mesas Natalinas. Outra opção é a Casa do Papai Noel, que mexe com a imaginação não só dos pequenos, mas também daqueles que já pediram muitos presentes ao bom velhinho. A Mamãe Noel não fica atrás e ganha pela primeira vez uma casa para receber os bons e até os levados. Ainda no bairro do Capivari, região central de Campos, não perca o Circuito das Árvores de Natal, onde cerca de 200 estabelecimentos preparam decorações especiais para seus visitantes.
Com patrocínio da Mastercard e iniciativa da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Campos do Jordão, a Praça Urbano Biagioni recebe espetáculos de dança, teatro, pirotecnia, encenação de Papai Notel com renas e trenó e apresentação de corais, dos dias 15 a 22 de dezembro, além de servir de palco para conjuntos musicais consagrados, como:
28/12: Demônios da Garoa - 16hs
29/12: Edson Galhardi-Tributo à Elvis Presley -16hs
30/12: Sexteto do Jô apresentando clássicos da Bossa - 16hs
31/12: Metalmanera Big Band apresentando clássicos e standards na - 20hs
Amantikir Gardens: canções natalinas em visões paradisíacas
“No Amantikir Gardens os jardins falam com você, basta você estar preparado para ouvir, mas qualquer coisa, a gente ensina!”. Essa é a filosofia da mais nova atração de Campos do Jordão, o Amantikir Gardens- jardins que falam, ocupará uma área total de mais de 600.000m², consolidando-se como o 2º maior parque do mundo e mais importante com isso, com vistas de fazer inveja a Rainha da Inglaterra, detentora do maior, o Kew Gardens em Londres.
Quem empresta alma ao parque é Walter Vasconcellos, paisagista por paixão, engenheiro agrônomo por formação e Dr. Garden por merecido apelido. Segundo ele, o Amantikir Gardens surgiu de um sonho particular que ganhou vida para despertar novos sonhos em seus visitantes.
Ao caminhar pela já vasta e impressionante área pronta do Parque de 35.000m², o que impressiona é a atenção ao detalhe e respeito pela natureza. Como diz Walter, “todas as plantas são legais” e por isso, o visitante nem vai perceber que alguns dos jardins mais bonitos estão repletos de ervas daninhas e capim, “onde o vento faz um carinho na alma”, segundo Walter.
É possível até mesmo se deparar com o jardim das raízes, onde as árvores estão plantadas de cabeça para baixo! Lugar que serve também para numerosas aulas de ecologia para crianças da região, que podem sentir ao vivo, o poder do desmatamento desenfreado.
Dois labirintos recebem grande parte da atenção dos visitantes, que optam ou pelo modelo já tradicional, ou pelo labirinto de grama, onde a intenção é caminhar sobre o caminho já pré-determinado. Punição para alguns nas igrejas da idade média e contentamento para outros, que encontram momentos de relaxamento ao percorrer o percurso. Outro ponto imperdível é a ponte construída baseada em projeto de 1701 de Newton, que não utiliza sequer um parafuso. Ela é sustentada apenas por uma série de encaixes.
Programado para receber cantigas de Natal durante o período de festas, o Amantikir é um local imperdível para os visitantes que procuram a beleza em lugares inesperados. Basta um olhar ao longe para perceber que no Amantikir os jardins não só falam, mas exalam sonhos.
Comentários