O encontro foi aberto pelo prefeito, que empossou cada integrante com a entrega do pin que leva a logomarca da capital gaúcha para a Copa 2014, também apresentada hoje. Fortunati destacou o espírito de parceria e de dedicação do trade local para que Porto Alegre ocupe posições cada vez melhores no cenário turístico nacional.
“Agora, temos prazos exíguos e muito trabalho pela frente para que, até 2014, nossa Capital seja também mais e melhor conhecida no exterior, como ocorre com outros destinos brasileiros.” A Câmara Temática de Turismo e Hotelaria foi a primeira a ser instalada dentro do Comitê. Segundo o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, coordenador da Câmara, “isso demonstra a motivação do setor em participar da organização da cidade e mostra que o trade está pronto para isso”. Ricardo Gothe, titular da Secopa, participou da reunião.
Eixos estruturantes - A Câmara Temática de Turismo e Hotelaria aprovou sua organização em cinco eixos estruturantes: estruturação da oferta turística, que envolve atrativos, equipamentos turísticos e serviços; infraestrutura turística, que inclui sinalização turística, informação e atendimento ao turista; promoção nacional e internacional e apoio à comercialização, que envolve a definição de estratégias de posicionamento da imagem da cidade e divulgação; e hotelaria e gastronomia.
O modelo de governança adotado segue o da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico, da qual a SMTUR participa representando Porto Alegre como cidade-sede do mundial. Além de reuniões mensais, a Câmara Temática de Turismo e Hotelaria da Capital gaúcha promoverá encontros regulares dos grupos de trabalho em torno de cada eixo de ação e seminários de alinhamento de informações.
Comentários