CVC visita Vale do Taquari e faz estudo para comercializar municípios gaúchos

Expectativa é incluir a região na vitrine das mais de 700 lojas da maior operadora de turismo da América Latina.
Visita ao Complexo Arquitetônico Museu do Pão



Através de um pedido da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), na última semana, nos dias 28, 29, 31 e 1º de junho, o supervisor Operacional e de Qualidade da região Sul (PR, SC e RS) da CVC, Luiz Moreira, realizou uma visita técnica ao Vale do Taquari. O objetivo foi verificar a possibilidade de incluir a região na programação de lazer da operadora, que em 41 anos de atuação tem contribuído com o desenvolvimento de novos e consagrados destinos turísticos no Brasil e no mundo.

O trajeto foi feito pelos municípios que já integram os Roteiros Turísticos regionais, além disso, Moreira visitou hotéis, restaurantes e outros empreendedores turísticos. Os passeios foram acompanhados por integrantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Setur-RS, integrantes de prefeituras e empreendedores.

A iniciativa da Setur e do Vale em trazer a CVC para a região foi destacada pelo supervisor. “A região tem tudo para dar certo. O mais difícil, que é encontrar pessoas comprometidas, vocês já têm. Agora vamos começar um trabalho de avaliação de cada ponto, para estudar as possibilidades de formatação do pacote e sua comercialização. Será um trabalho de longo prazo, que também envolve estudos junto à cadeia do turismo na região”, disse.

A diretora do Departamento de Promoção e Marketing da Setur, Camila Mumbach, lembrou que o Vale tem um trabalho de muitos anos em prol do turismo. “Quero agradecer todos da região que atenderam o pedido da Secretaria. Trazer a CVC e visitar os produtos foi satisfatório. Tudo que foi visitado tem condições de receber turistas. Vocês têm coisas muito boas que logo poderão estar na prateleira de comercialização da CVC”, afirmou.

O representante do Vale do Taquari no Conselho Estadual de Turismo (Conetur), Rafael Fontana, agradeceu a Setur por lançar o desafio. “A região está num momento em que os municípios, os empreendedores e o Estado estão investindo em turismo. Essa união regional é propícia para conseguirmos superar os desafios. Estamos preparados para fazer tudo que for preciso para corresponder”, destacou.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, se disse feliz com o trabalho. “O sucesso desta visita se deve ao esforço e ao trabalho de todos da região. Nosso objetivo principal é que o Vale comece a ser visto como um destino turístico”. Além da visita, Moreira recebeu todo o material turístico da região, o Calendário de Eventos e fotos. O próximo passo da CVC será uma avaliação completa de toda estrutura turística regional, através de um estudo de viabilidade. A expectativa é de que em até sete meses a CVC estruture os pacotes que darão início à comercialização da região.

Mais sobre a região

Localizado na região central do Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari está a 120 quilômetros de Porto Alegre (capital do Estado) e a 60 quilômetros da Serra Gaúcha. Composto por 39 municípios com potencial turístico, rodeado por vales e montanhas e circundado pelas águas do Rio Taquari, a região preserva a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus, principalmente, alemães e italianos.

Fonte: Assessoria de Imprensa