Desde abril, um time liderado por Murilo Benini (Blu Terrace) discute o planejamento estratégico do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau. O resultado deste trabalho que teve a consultoria de Vaniza Schuller, será apresentado para empresários e membros do trade turístico destas cidades na próxima terça-feira (13), às 19h na Expresso Blumenau.
Segundo o presidente da entidade, foram definidos cinco eixos de atuação: aumentar a receita, diversificar a base de eventos a captar, melhorar a comunicação e relacionamento com os agentes decisores, ampliar as visitas e melhorar a gestão interna. “Desdobramos cada um deles em ações, somando mais de 40 iniciativas que serão cumpridas no próximo biênio”, aponta.
Um dos grandes objetivos destas definições é reafirmar o papel do Blumenau e Vale Europeu CVB, que é atuar como um escritório de prospecção de negócios do turismo na região. Hoje são 50 associados entre empresas, hotéis e pessoas físicas.
A movimentação do turismo
Murilo aponta que muitos profissionais não percebem a movimentação que o setor turístico gera para o Vale Europeu. “Um eletricista, por exemplo, que faz a instalação das lâmpadas de Natal para projetos que buscam trazer turistas para a região, está se beneficiando do setor”, lembra.
A vocação da região para eventos de pequeno e médio portes também é defendida pela nova gestão. Para Murilo, o equipamento turístico da cidade – tanto nos espaços para realização destes acontecimentos quanto no volume de vagas e estrutura – é propício para este tipo de realização e parcerias com universidades para eventos setoriais já estão sendo fechadas.
Outro ponto que está sendo reforçado é a captação de eventos esportivos, já que Blumenau tem equipamentos já homologados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Comentários