Bento Convention Bureau: há quatro anos atraindo grandes eventos

Entidade completa quatro anos de luta para transformar Bento no principal destino para realização de eventos do Estado.



São quatro anos de história e um saldo de conquistas diárias para o setor turístico. O Bento Convention Bureau faz aniversário em setembro e comemora a atuação da entidade que mais luta para eleger Bento Gonçalves como principal destino para realização de eventos do Rio Grande do Sul. Comandada por Maria Alice Farina, presidente reeleita em agosto de 2013, a entidade contribuiu para que a infraestrutura da cidade se fortalecesse para receber eventos de todos os cantos do mundo. Depois da criação do Convention, a rede hoteleira de Bento Gonçalves apresentou ampliação de leitos equivalente a 60%. Além disso, o número de eventos de grande parte realizados até 2009, antes de a entidade ser fundada, cresceu mais de 100%.

A entidade hoje conta com 127 associados que são empresas prestadoras de serviços ligados a eventos. “Quando os responsáveis pela promoção de um evento procuram a cidade, já sabem que encontram no Convention uma rede de empresas sérias e confiáveis, de todos os setores de atuação, prontas para trabalhar com o evento”, comenta Maria Alice Farina. Hoje, o Convention possui sede própria na Fundaparque e também dois colaboradores que trabalham exclusivamente para a entidade. 

Entre eles, está um profissional dedicado a captação de eventos, que atua de forma agressiva para trazer bons eventos à cidade. A meta para o final de 2014 é trazer três novos eventos de grande porte para Bento Gonçalves. A manutenção da entidade depende, além do valor pago mensalmente pelos associados, da Room Tax, taxa voluntária paga pelo turista na hospedagem, criada pelo Bento Convention Bureau para auxiliar na sustentabilidade do trabalho.




Depois da criação do Convention, outra importante estatística consagra o trabalho da entidade: Bento Gonçalves passou a estar posicionada no Top 10 das cidades que ocupam o ranking do ICCA (International Congress & Convention Association) de 2012, índice que faz uma escala das cidades que mais abrigam eventos internacionais no Brasil. A Capital do Vinho saltou da 22º posição, que ocupava em 2011, para a décima colocação, tendo sediado cinco eventos internacionais no ano passado. Além disso, Bento se transformou também na cidade pioneira a estar credenciada pela Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT) a receber público GLS, desde 2010.

A criação de um book de captação, mostrando que Bento Gonçalves é uma cidade pronta para receber os maiores eventos, também é disponibilizado pelo Convention. Desde o início do ano, esse material está disponível em três idiomas no site da entidade (www.bentoconvention.com.br). Uma nova tiragem irá circular nos próximos meses, que inclui especificidades estruturais dos espaços que comportam eventos na cidade. Além disso, folders, material virtual e outros itens que divulgam a cidade acompanham os profissionais ligados à entidade em eventos e feiras por todo país, sempre divulgando o potencial enoturístico e estrutural de Bento Gonçalves. “Estamos preparados como nenhuma outra cidade. Temos potencial, temos gente trabalhadora, espaços de todos os portes e estabelecimentos prontos para turistas. O Convention quer trabalhar ainda mais para transformar Bento no melhor destino para grandes eventos”, encerra Maria Alice.

Bento Gonçalves conta com quatro rotas turísticas, todas com forte apelo enoturístico. É o berço da vitivinicultura do Brasil, reconhecida como Capital Brasileira da Uva e do Vinho e primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos. É o maior pólo moveleiro do país e um dos 65 Destinos Indutores do Turismo no Brasil.

PRINCIPAIS AÇÕES BCB

- O Bento Convention Bureau conta com 127 associados.

- Implantação da homepage.

- Bento Gonçalves é a única cidade gaúcha credenciada pela Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT) a receber o público GLS.

- Constante qualificação do setor, através de cursos e palestras promovidos pelo BCB.

- Implantação da room tax auxilia na sustentabilidade do BCB.

- Captação de eventos.

- Material institucional para captação (folders, book...) em três idiomas e a partir do início deste ano também digital.

- Planejamento estratégico realizado.

NÚMEROS E DADOS IMPORTANTES DO SETOR

- O Brasil está em 7º lugar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Conventions como um dos melhores lugares do mundo para se fazer eventos, estando entre as 45 cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais.

- São cerca de 400 eventos realizados anualmente na cidade, sendo 40 deles de grande e médio porte. Este ano, serão 51.

- Em 2007, foram sete eventos. De lá para cá, o aumento foi superior a 600%, reflexo dos avanços em infraestrutura e profissionalização na captação e atendimento.

- Acompanhando este crescimento, os 1.740 leitos existentes em 2002 passaram para 2.448 este ano, ou seja, um acréscimo de 40% na capacidade.

- Expectativa de movimentar R$ 35 milhões em 2013 com uma estimativa de atrair 50 mil turistas de negócios em aproximadamente 400 eventos, levando em consideração que a média de participantes é de 100 pessoas por evento.

- Bento está na rota da Copa do Mundo de 2014 com sete hoteis credenciados junto a FIFA.

- Com 28 hoteis e pousadas e 70 vinícolas, em sua maioria familiares, que vivem, principalmente, a cidade tem no enoturismo seu grande diferencial.

- Parque de Eventos referência com uma área territorial de 322.566 m², sendo considerado um dos maiores espaços cobertos e climatizados para eventos da América Latina com 58.000m².

- Dados fornecidos pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves mostram que no ano passado o turismo de eventos atraiu 467.649 pessoas, além dos 582.836 turistas de lazer, o que ultrapassa um milhão de visitantes.

- Seis rotas turísticas destacam Bento como destino no país.


Fonte: Assessoria de Imprensa