Além do espaço físico, a Associação realiza, no próximo dia 12, às 15h, a palestra "O Mundo do Autista no Universo da Equoterapia", durante o Reasem – Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão, que acontece no mesmo local, paralelo à feira. A programação do Reasem prevê intensa programação de palestras, debates e seminários com renomados especialistas. Pela Texas Ranch, palestram a fisioterapeuta Kátia de Souza de Oliveira, Bárbara Máris Ribeiro Gomes, psicóloga; e Gisele da Costa Nunes, psicopedagoga Clínica. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.
Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a prática, que emprega uma abordagem interdisciplinar, apresenta resultados comprovados em ganhos físicos e motores, além de buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências físicas. “Os excelentes resultados da equoterapia estão relacionados não somente ao movimento dos passos do cavalo, que produz diversos estímulos corporais positivos nos pacientes, mas também à vinculação afetiva dos pacientes com os animais”, afirma Elizabeth Melani, coordenadora e diretora da Associação de Equoterapia Texas Ranch.
Na unidade da Entidade, localizada em Itapecerica da Serra, em São Paulo, o tratamento é voltado especialmente para crianças e adolescentes a partir dos três anos de idade. São cerca de 70 pacientes em tratamento de deficiências diversas, como Síndrome de Rett, Síndrome de Down, Síndrome de Aspert, Autismo e até na reversão de efeitos causados por Acidente Vascular Cerebral ou no tratamento de casos de hiperatividade de déficits de atenção. Todos os casos são avaliados e acompanhados por equipe formada por psicóloga, fisioterapeuta, psicopedagoga, fonoaudióloga e instrutor de equitação.
Casos reais
O pequeno Renato Porsi, de apenas quatro anos, faz tratamento Equoterápico desde os dois anos de idade. Ele foi diagnosticado com atraso no desenvolvimento neuropscicomotor (A.D.N.P.M.), com paralisia à esquerda, devido a um derrame cerebral. “O Renato iniciou o tratamento totalmente dependente nas atividades de vida diária, com negligencia do membro superior esquerdo e sem caminhar. Depois de passar por uma avaliação da equipe multiprofissional, foram traçados objetivos para as primeiras sessões e adequados os procedimentos e materiais de acordo com a evolução”, informa Elizabeth.
No tratamento de Renato, durante a montaria foi utilizada uma metodologia para auxiliar a criança a se sentir mais segura com o cavalo, chamada “maternagem”, que consiste em uma montaria dupla, onde o praticante fica abraçado frente a terapeuta responsável, com o objetivo de perder a insegurança. “Logo evoluímos para a montaria independente, acompanhada de fisioterapeuta e psicóloga nas laterais. Os materiais usados no cavalo também foram sendo adequados, introduzimos o uso de objetos, como bolas, visando o alongamento e equilíbrio postural; argolas com atividades lúdicas, para aprimorar a coordenação motora, o fortalecimento muscular e a dissociação de cintura; colete de retificação postural para uma postura mais adequada sobre o cavalo e demais objetos para trabalhar a preensão palmar”, explica a especialista sobre alguns dos métodos usados no caso. “Após dois anos de tratamento Equoterápicos e terapias associadas, o Renato já caminha sozinho, adquiriu a marcha independente com pouco auxilio e, atualmente, realiza apenas a equoterapia em busca de uma maior independência funcional”, conclui.
Principais benefícios
De acordo com Elizabete Melani, entre os principais benefícios da equoterapia estão o auxílio no reestabelecimento da coordenação motora; equilíbrio; ajuste postural; concentração; aumento de força e tônus muscular; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; estimulação do funcionamento dos órgãos internos; estimulação da linguagem verbal e corporal; aumento da autoestima, da autoconfiança e do afeto; socialização e bem-estar.
Não só indicada para o tratamento de patologias mais graves, a equoterapia pode também ser usada em casos como stress, fobias, distúrbios de aprendizagem e timidez. No entanto, é sempre indicada uma consulta prévia com especialistas antes de iniciar qualquer tipo de programa. “Os pacientes precisam ter indicação médica e ter sido submetidos à avaliação fisioterápica e/ou psicológica, para checagem se estão aptos ao atendimento Equoterápicos, devido a algumas contraindicações”, alerta Elizabeth.
Texas Ranch - Localizado em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, o Centro de Equoterapia Texas Ranch é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição foi fundada pelo casal Elizabeth e Sergio Melani em 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. A atividade ajuda no desenvolvimento de crianças e adultos nas áreas de saúde e educação. Além de patologias como paralisia cerebral, sequelas de AVC, síndrome de Down, timidez, estresses, fobias, entre outros. Atende mensalmente cerca de 70 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra e de Embu das Artes e patrocinadores; conta com uma equipe experiente de profissionais habilitados e qualificados, entre eles, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, veterinários e instrutores de equitação, treinados para atender as mais diversas necessidades.
Mais informações: www.equoterapiatexasranch.com.br ou pelo telefone (11) 4667-9980.
A 14ª REATECH acontece de 09 a 12 de abril no São Paulo Exhibition & Convention Center, juntamente com o Reasem – Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão. Outros detalhes e programação completa: www.reatech.tmp.br.
SERVIÇO
14ª REATECH - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Datas e horários:
9 e 10 de abril de 2015 – 13h às 21h
11 e 12 de abril de 2015 – 10h às 19h
Local: São Paulo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
Stand Texas Ranch: Rua 700 - STAND E-3
Entrada franca. Credenciamento no local.
Reasem – Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão
Palestra: "O Mundo do Autista no Universo da Equoterapia"
Data: 12 de abril de 2015
Horário: 15h às 16h
Auditório: Reasem
Entrada franca. Credenciamento no local.
Comentários