O turismo de aventura da Bahia, praticado através do biking, canyoning, surf, mergulho, pára-quedismo, dentre outros, esta sendo mostrado para cerca de 60 mil visitantes durante a 10ª edição do Adventure Sports Fair, maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece até o dia 7 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Os principais destinos turísticos do segmento como Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Chapada Diamantina, Abrolhos, Rio São Francisco, Porto Seguro e Ilha de Itaparica estarão presentes em vasto material de folheteria, vídeos e fotos que irão compor o estande de 35m², oferecido pela Bahiatursa e Secretaria do Turismo.
Para o coordenador de Relações Nacionais da Bahiatursa, Paulo Mello, a participação no evento é de extrema importância para o turismo "já que a Bahia é um dos principais destinos do segmento no país e vem ganhando cada vez mais estrutura",afirma. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, explica que os consumidores estão buscando estilos de vida mais saudáveis e destinos atraentes pela diversidade cultural e preservação da natureza."Essas transformações se refletem na escolha das atividades de lazer e, assim, na definição dos destinos turísticos", diz a presidente.
O evento é idealizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association) e organizado no País pela Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura). Seis importantes operadores turísticos franceses e americanos que vieram participar desta feira, já estiveram na Chapada Diamantina, Salvador e Praia do Forte para conhecer estes destinos e vendê-los em seus mercados. Todos vieram a convite da Embratur e receberam apoio da Bahiatursa e Setur.
Ecoturismo e Turismo de Aventura
A Bahia já nasceu com um grande potencial para o esporte radical. No mar, conta com a grandeza da Baía de Todos os Santos e mais de mil quilômetros de litoral, que vão da Costa dos Coqueiros, na divisa com Sergipe, até a Costa das Baleias, no Extremo Sul. São mais de 40 destinos turísticos e 300 belas praias, que dão ao turista a possibilidade de fazer o que quiser para se exercitar e se divertir.
Para aqueles que buscam mesclar esporte, natureza e aventura, o desafio vai ser decidir onde e o que fazer. Biking, canoagem/bóia-cross, canyoning, cavalgada, mergulho, motociclismo, motocross, pára-quedismo, pesca esportiva, rafting, sandboard, surf, trekking e vôo-livre são algumas das opções sob medida para os aventureiros.
Em 2007, a Bahia recebeu dois eventos esportivos de repercussão internacional- prova de que o estado está preparado para ser palco de grandes competições. O Rally dos Sertões 2007, maior competição de rali cross-country do País, e a segunda maior do mundo, junto com o Billabong Girls Pro Itacaré, etapa feminina do Circuito Mundial do Surf na paradisíaca Praia da Tiririca, em Itacaré, inauguraram uma nova e promissora era para o turismo no estado. Em 2008, foi a vez do Billabong Surf Eco Festival, na Praia do Forte.
(JA)
Comentários