BA: Projeto Praia 24 horas qualifica profissionais do turismo

A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa com a cooperação do Sebrae e Senac lançaram a Capacitação Empresarial e Profissional do Projeto Praia 24 horas, que compõe o “Espicha Verão”; e tem como objetivo de promover o entretenimento e lazer para turistas e baianos após o Carnaval.

O evento contou com a participação do secretário de turismo Domingos Leonelli, do presidente do Sebrae/Ba; Edval Passos, do subsecretário de descentralização regional da prefeitura; Ailton Ferreira, dirigentes da Bahiatursa e do Senac, além 100 ambulantes, trabalhadores do comércio e pequenos comerciantes dos bairros da Barra e Graça.

“Esse treinamento que será dado ao pessoal que trabalha diretamente com os turistas permitirá que eles obtenham uma maior qualificação, e render maior rendimento aos ambulantes”, afirma o secretário de Turismo.

O presidente do Sebrae/BA, elogiou a iniciativa. “O governo do Estado, através da Setur e Bahiatursa, bolou essa idéia genial e inovadora de prolongar o Verão para evitar o esvaziamento da cidade após o Carnaval. Essa iniciativa pode ser a base para a implantação de um projeto maior que atenda todas as praias da cidade”, diz Passos.

Para o  presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Porto e Farol da Barra (Ascofar),Antonio Francisco Moreira Pena, diz que a entidade reúne 64 ambulantes no Porto e 95 no Farol; considera a iniciativa maravilhosa visando atender melhor ao turista.

O projeto prevê a instalação de duas oficinas de qualificação profissional e outras duas de qualificação empresarial, além de mais duas turmas destinadas aos vendedores ambulantes, perfazendo um atendimento estimado entre 120 a 150 pessoas.O treinamento a esses profissionais que vivem do turismo será inteiramente gratuito.