Autoridades gaúchas participam de voo inaugural da Buquebus

Em março, a empresa que possui 30 anos de existência, começará a oferecer voos para Rivera e Curitiba. Em final de fevereiro será retomado a rota Montevidéu-Foz do Iguaçu. Outro plano é oferecer voo direto Assunção- Porto Alegre.
Autoridades gaúchas embarcam em voo inaugural no aeroporto Salgado Filho



O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a secretária de Turismo do Estado Abgail Pereira, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes e representantes empresariais do trade participaram da inauguração do voo direto Montevidéu-Porto Alegre, promovido pela empresa argentina e uruguaia de transportes Buquebus (BQB). O avião turbo hélice ATR 72-500 partiu do aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha na terça-feira, às 9h30min, chegando ao destino às 11h30min.

Em Montevidéu, o governador Tarso Genro reuniu-se com o presidente do país José Mujica. Na reunião, realizada em um bairro mais afastado do centro, foram debatidas as próximas ações conjuntas dos governos nas áreas educacional, agrícola, cultural, social, econômica e de tecnologia. A parceria entre Rio Grande do Sul e Uruguai já teve resultados concretos, como a realização de festivais de cinema, execução de projetos na área de saneamento e ampliação de acordos comerciais.

No fim de maio, o governador estará novamente em Montevidéu para o começo da integração produtiva da cadeia do PET, que visa a beneficiar e integrar cooperativas na área de coleta e reutilização de garrafas plásticas. O material colhido em algumas cidades gaúchas será processado e encaminhado para empresas no Uruguai, que transformarão o material reciclado em tecidos e devolverão o produto para empresas do Rio Grande do Sul.

Governador Tarso Genro durante audiência com o Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica




Também foi abordada a construção de telecentros binacionais. O projeto é uma iniciativa de Procergs, CEEE e Eletrobras para estender o acesso à internet por banda larga até a região da fronteira, também integrando cidades uruguaias. Por fim, também foi discutida a instalação de uma fábrica uruguaia de vidros em solo gaúcho. O objetivo é atender à demanda de agroindústrias familiares. O projeto está em análise para receber financiamento do BNDES.

Voluntariado

Já o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes tratou com os diretores de Turismo e da Cultura da intendência de Montevidéu, Cláudio Quintana e Hector Guido, a presença de estudantes uruguaios bilíngues e treinados para atuar como voluntários no atendimento a turistas durante a Copa de 2014. Ficou acertado que o tema fará parte de cooperação a ser assinado em março para intercâmbios e parcerias que aproximem as duas capitais, promovendo o fluxo turístico nos dois destinos.

As negociações foram iniciadas em 2012 na Unidade Temática de Turismo da Rede Mercocidades, então coordenada por Porto Alegre e, atualmente, por Montevidéu. De acordo com Moraes, Maldonado já deve começar a organizar o grupo de voluntários. “Essa categoria de voluntariado internacional poderá contar com a participação também de estudantes argentinos, ampliando nossa capacidade de bem atender os turistas destes dois países que devem ser mobilizados pelo Mundial”, antecipa.

Diretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado, ministra do Turismo do Uruguai e Secretário de Turismo Luiz Fernando Moraes (D) em evento em Montevidéu


Conectividade

A programação se encerrou à noite, em cerimônia que teve a participação do trade uruguaio, do diretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado, Horacio Díaz López, e pronunciamentos da ministra do Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichian, do governador Tarso Genro e de representante da BQB. A secretária Abgail Pereira afirmou que a retomada do voo tem significado para o turismo gaúcho, dinamizando outros setores da economia, facilitando relações comerciais e os negócios.

A gerente da BQB no Uruguai, Claudia Fuentes afirmou que o objetivo é trabalhar com conexões para os visitantes gaúchos, que desejam se deslocar para outras cidades, por exemplo, Buenos Aires. “Temos os aviões mais seguros do mundo, com taxas de embarque incluídas nas passagens. Além disto, com opções de horários os turistas poderão nos visitar aos finais de semana e não somente nos feriados e por questões de negócios”, acrescentou ela.

Fuentes acrescentou que durante o período de Carnaval, todas as passagens do trecho entre os dois países foram comercializadas, com alto índice de ocupação. O preço final, ida e volta, fica em torno de R$ 820, adquirida com antecipação, já que existem outras tarifas disponíveis. “Promovemos através de pacotes e promoções muitos destinos como Gramado e Canela, e isto vai beneficiar o turismo do Rio Grande do Sul com a presença de uruguaios e argentinos”, revelou ela.

Em março, a empresa, que possui 30 anos de existência, começará a oferecer voos para Rivera e Curitiba. Em final de fevereiro será retomado a rota Montevidéu-Foz do Iguaçu. Outro plano é oferecer o voo direto Assunção- Porto Alegre. “Nossa ideia é seguir somando diferentes países, unindo a Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Queremos seguir somando estes destinos, comercializando pacotes completos”, conclui Claudio Merelas, porta voz da Buquebus.

Evento reuniu trade gaúcho e uruguaio


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.