Arraiá em São Paulo lança São João da Bahia para o Brasil

Um enorme sucesso. Essa foi a opinião dos participantes da festa de lançamento do São João da Bahia como produto turístico de âmbito nacional, que aconteceu na noite desta terça-feira (06/05) na casa de shows Armazém da Vila, em São Paulo. Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado e Bahiatursa, o grande arraiá junino – com bandeirolas, dança de quadrilhas, licor, milho verde, amendoim – atraiu mais de mil convidados, que lotaram o salão da casa, localizada no bairro da Vila Olímpia.

A festa baiana em São Paulo foi abrilhantada pelo som de Adelmário Coelho, Targino Gondim, Gereba e grupo Estakazero, além da participação especial de Margareth Menezes, que deu uma canja para os agentes de viagem, operadores de turismo, dirigentes do setor hoteleiro e de companhias aéreas, jornalistas e todo o trade turístico.

O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner (foto), da ministra do Turismo, Marta Suplicy (foto), do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, da presidente da Bahiatursa, Emilia Silva, do prefeito de Salvador João Henrique, de prefeitos de várias cidades baianas, dos deputados federais Lídice da Mata e Sérgio Brito, deputados estaduais Capitão Tadeu e Leur Lomanto Júnior, do presidente da CVC, Valter Patriani, e do presidente do Conselho de Administração da empresa, Guilherme Paulus. Também presentes, o presidente da Resorts Brasil – que administra o Complexo hoteleiro de Costa do Sauípe - Alexandre Zubaran, o presidente da Abav-BA e vice-presidente da Abav Nacional, Pedro Costa, e o presidente do CVB de Salvador, Cícero Sena, entre outras autoridades, políticos e empresários.

Apresentação do projeto

Após a exibição de um vídeo de oito minutos mostrando os atrativos juninos das cidades baianas, o Secretário Domingos Leonelli fez a apresentação do projeto do São João da Bahia, que será o novo e importante produto turístico oferecido aos brasileiros.  A intenção é aumentar o fluxo turístico aos principais pólos hoteleiros do Estado – Salvador, Ilhéus e Porto Seguro – que no mês de junho têm a menor taxa de ocupação do ano e dali oferecer opções de visitas às cidades da região que promovem festejos juninos.

"Além de combater a sazonalidade, o lançamento do São João como produto turístico é importante porque resgata uma festa popular autêntica. Por valorizar as tradições e a cultura das cidades baianas, o turismo ajuda a preservá-las”, explicou o secretário Leonelli. "Com a iniciativa, a Bahia marca um gol de placa", parabenizou a ministra do Turismo, Marta Suplicy, acrescentando que o projeto segue a linha proposta pelo MTur de fortalecer o turismo interno.

Apoio do governador

O governador Jaques Wagner elogiou a iniciativa da Setur e Bahiatursa dizendo que encampou logo de início a idéia, destacando a parceria firmada com a CVC, maior operadora de viagens do Brasil e que tem a Bahia como principal destino turístico. Ele anunciou também que o estado irá homenagear Guilherme Paulus e Valter Patriani, principais dirigentes da CVC, com o título de cidadão baiano. "A CVC sempre esteve junto com a Bahia e esta homenagem é um reconhecimento justo", disse. Segundo Wagner, o pedido será apresentado na Assembléia Legislativa, em breve, pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr.

O investimento total do governo do Estado, incluindo infra-estrutura, na festa ficará entre R$ 8 milhões a R$ 10 milhões, dos quais R$ 3 milhões somente em publicidade e divulgação nacional do evento.

Emília Silva, presidente da Bahiatursa, contou que a idéia é apresentar a festa como produto turístico para todo o país e inclusive para o exterior, onde haverá no dia 12 de junho, em Buenos Aires, o lançamento ao mercado argentino. "Nosso objetivo é fazer com que o São João se torne tão popular quanto o carnaval baiano, que é a maior festa do mundo", afirmou.

Bahia é principal destino turístico da CVC

Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração da CVC, confirmou que a Bahia é o destino mais importante da operadora. "Mais uma vez a Bahia, que já tem nove grandes destinos turísticos, sai na frente e lança um novo produto. Com ele, a CVC pretende aumentar suas vendas em 25% já em 2009, aumentando os anuais 200 mil passageiros para 250 mil", comentou.

Os pacotes vão aproveitar os fretamentos que já existem para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, operando mini-pacotes de três dias por R$ 498,00 e roteiros maiores, de oito dias a R$ 538,00, que podem ser pagos em dez vezes sem juros. Os vôos sairão de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, com 30 charteres na semana de 24 de junho, Dia de São João, e 20 nas demais semanas de junho.

Lançamento do site

Também ontem foi lançado o site www.saojoaobahia.com.br com toda a programação do São João da Bahia, informações turísticas sobre onde se hospedar, como chegar aos municípios, além de listar  todos os 417 municípios baianos que participam do programa. "A tecnologia empregada no site permite que cada prefeitura apresente sua festa, podendo modificar tanto o conteúdo quanto o layout de sua página. A idéia é que o site permaneça como endereço oficial da festa", explicou Leonelli.