Na última segunda-feira (20), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) realizou o tradicional lançamento de seu Anuário. A edição de 2024, que marca também os 35 anos da entidade, contou com um evento híbrido em comemoração: O encontro presencial ocorreu na Sede da Gol Linhas Aéreas, com transmissão ao vivo.
Apesar dos inúmeros desafios, 2023 foi marcado pelo crescimento contínuo do setor de turismo, contabilizando avanços tanto nas viagens nacionais quanto internacionais, mas com números exponenciais no faturamento dos embarques realizados para destinos dentro do Brasil, que chegaram a 122% de aumento. É o que mostra o Anuário Braztoa 2024, estudo da entidade que reúne e representa as principais operadoras de turismo do Brasil. A pesquisa, realizada em parceria com a SPRINT Dados, traz um registro e análise completa do ano com informações que traçam o contexto econômico nacional e internacional do segmento de turismo de lazer e do comportamento de compra de viagens.
- Em 2023, as operadoras BRAZTOA foram além de uma performance significativamente superior que no ano anterior e registraram os maiores números da série histórica, alcançando R$ 19,24 bilhões de faturamento, um crescimento médio de 39% entre as operadoras.
- O protagonismo ficou com o mercado nacional. As viagens pelo Brasil representaram 60% do faturamento, atingindo o valor de R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022, o maior valor já registrado pela entidade em suas pesquisas. Isso confirma a enorme potencialidade do mercado interno e sua capacidade de impulsionar o crescimento do setor e desenvolvimento do país.
- As viagens internacionais também contabilizaram crescimento, só que mais moderado, 22% a mais que no ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 7,69 bilhões, o que corresponde a 40% das vendas totais. Embora com uma performance mais tímida, ainda assim, este resultado representa um novo recorde do faturamento internacional, pelo segundo ano consecutivo, conforme registrado pela BRAZTOA. Esse índice destaca a resiliência e o potencial do mercado de viagens internacionais, mesmo em meio a desafios e mudanças no cenário global.
“Os dados representam, não só a Braztoa, mas o turismo como um todo”, afirma Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da BRAZTOA. “Neste ano a Braztoa faz 35 anos e para nós é um número muito significativo. Desde 2011 trazemos os dados da Braztoa e sabemos a importância que essa informação tem para todo o trade do turismo. Queremos ser estratégicos na hora de levar conhecimento aos associados, para que tenhamos decisões mais assertivas em nossos negócios. Olhar para o passado é uma forma de analisar e prever tendências do futuro”, complementa ele.
“Esses dados, revelam que as viagens de lazer comercializadas pelas associadas BRAZTOA estão em expansão, refletindo não apenas crescimento, mas também a capacidade de desenvolvimento, diversificação e ampliação da cartela de produtos. Além disso, mostram que nossas operadoras continuam cumprindo sua missão de conectar os viajantes às experiências únicas e autênticas em todo o mundo, revelando novas possibilidades, criando novos desejos e oferecendo um mundo a ser descoberto, mesmo em meio a inúmeros desafios, que vão desde um mercado com margens de lucratividade reduzidas, até o fato de ter que lidar com leis, regulamentações que nem sempre favorecem um ambiente de negócios saudável e competitivo, além de custos crescentes”, pontuou Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.
O volume de embarques segue a tendência de crescimento observada no faturamento, contabilizando 11,80 milhões de passageiros, 22,7% a mais que em 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26%, para os internacionais (3,09 milhões). Tanto os números totais, quanto individualmente de embarques para destinos brasileiros e internacionais superaram os dados históricos registrados desde 2010. Para se ter uma dimensão, o volume de embarques realizados pelos associados BRAZTOA equivale aos hotéis de Dubai com 100% de ocupação pelo período de 77 dias.
No Brasil, a região Nordeste segue sendo a que mais recebe viajantes. No pódio de cidades brasileiras, São Paulo aparece em primeiro, seguida por Maceió e Porto Seguro empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife dividindo o terceiro lugar. Entre as atrações nacionais mais vendidas estão: Parque Beto Carrero World (SC), Beach Park (CE) e Cataratas do Iguaçu (PR).
Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro, Visite São Paulo (SPC&VB), comentou à grata surpresa por São Paulo estar em 1º lugar no estudo, mas também afirmou já esperar, uma vez que o trabalho por São Paulo está à todo vapor. “É importante trabalhar para que São Paulo sempre esteja em primeiro lugar. Nós estivemos unindo o setor público e o privado, trabalhando alinhadamente para divulgar os mesmos atrativos, e essa parceria tem dado muito certo. Talvez esse seja o sucesso do resultado à longo prazo, ou seja, nós sempre trabalhamos muito unidos, com plantação de sementes para obter frutos que mostram os resultados agora”, pontua.
Exclusivamente ao Portal Eventos, Fabiano Camargo falou sobre a relação do crescimento de viagens curtas de turismo à viagens corporativas. “Isso tem acontecido cada vez mais, nós estamos vendo que é uma tendência, desde a época da pandemia, nós vimos que era comum, que muitos dessas viagens curtas, escapadas, ocorrem por causa do corporativo, que a pessoa vai a lazer, mas em qualquer local ela vai poder trabalhar ou fazer aquela reunião inadiável. Então o corporativo, com certeza, influencia bastante os números de viagens, principalmente as viagens de última hora ou curtas, que é onde a pessoa consegue fazer esse encaixe”, diz.
No internacional, a Europa segue com o melhor desempenho. No ranking de países, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com a Itália em segundo e a Argentina, na terceira colocação. Já entre as cidades mais vendidas, Orlando aparece no topo, Buenos Aires em segundo, e o empate triplo entre Lisboa, Roma e Punta Cana no terceiro lugar. No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando são as líderes de vendas.
Perfil das viagens
Em 2023, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos para embarques dentro do Brasil. Já as viagens internacionais mais longas, com mais de 10 dias de duração, foram a principal escolha.
No que se refere ao tipo de produto as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 28,44% e seguem sendo o produto mais vendido pelas operadoras seguida pela venda de somente hospedagem, responsável por 24,03%, pacote terrestre completo (hospedagem, traslados, passeios, etc) com, 17,22%, e cruzeiros, com 13,78%.
Com relação a pagamento, a principal forma de comercialização foi por meio de Cartão de crédito - à vista ou parcelado (65,51%), seguida por Transferência Bancária/Pix (18,46%) e por Boleto Bancário (8,31%). Quanto ao prazo de pagamento, 49% das vendas foram entre 5x e 10x, seguida por vendas à vista (29%), depois Vendas em até 4x (14%) e, por fim, vendas acima de 11x, correspondem a 8%. As operadoras seguem oferecendo flexibilidade e facilidades aos clientes, tornando as viagens mais acessíveis e adequadas às diferentes necessidades financeiras dos viajantes, e com isso deixando os sonhos e planos de viagens mais próximos e reais.
“Ao fechar os números do Anuário Braztoa 2024, fica claro que o trabalho incansável tanto nosso, como entidade, quanto dos nossos associados, gerou resultados significativos, registrando crescimento tanto no faturamento quanto no número de embarques, e isso nas viagens nacionais e internacionais, mesmo diante de tantos desafios. Esses números refletem o reconhecimento do valor que nossos associados oferecem aos seus clientes. Comemoramos a BRAZTOA como uma entidade cada vez mais representativa, contando com as principais operadoras de lazer do Brasil entre nossos membros. Estamos orgulhosos de nossos associados e do nosso progresso, sempre empenhados em continuar fortalecendo o setor de turismo", finaliza Marina Figueiredo.
Como parte das celebrações dos seus 35 anos, a BRAZTOA inova e traz para esta edição, pela primeira vez, a inteligência artificial em seu anuário, por meio de uma parceria com a GOL Labs, a divisão de inovação da GOL Linhas Aéreas, conforme já noticiado há alguns dias. A novidade vai além da compilação de informações, proporcionando uma experiência interativa, dinâmica e personalizada para os usuários, com a oportunidade de realizar análises, comparar desempenhos, confrontar números para obter insights e realizar leituras específicas.
Confira o Anuário 2024 da Braztoa na integra em PDF, ou baixe diretamente no site: www.braztoa.com.br/dados-e-inteligencia
Veja as fotos do encontro, por Portal Eventos:
Serviço
Lançamento: Anuário Braztoa 2024
Consultoria de Dados: SPRINT Dados
Parceiro: GOL LABS
Apoio: CNC, FUNDTUR MS, Secretaria Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo e Visite São Paulo

Comentários