
Em reunião realizada no último dia 12, no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, o Conselho Deliberativo da ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - foi decidido que haverá uma chapa única para a eleição da nova diretoria da entidade, marcada para 12 de novembro, no Kubistcheck Plaza Hotel, em Brasília. Álvaro Bezerra de Mello, presidente do Conselho de Administração do Grupo Othon, representante da chapa, será o sucessor de Eraldo Alves da Cruz.
A vice-presidência da chapa ficará a cargo de Antonio Eliseu de Barros Junior, do Marina Hotel e atual vice-presidente de Hotelaria da ABIH-CE. A chapa terá Alexandre Sampaio (Copa Sul e Sind Rio) na presidência financeira, Enrico Serni (Natal Praia Hotel) na vice-presidência financeira, Régis Medeiros (Vila Maior-CE) na diretoria administrativo e João Eduardo Moritz (Guarapuvu-SC) na vice-diretor administrativo.
Farão parte do conselho fiscal Nan Souza (Brisa Mar-MA), Henrique César Leinz (Lancaster-PR) e Talmir Duarte (ABIH-SC). E como conselheiros suplentes Silvânia Capanema (Liberty Palace-MG), Luis Simões (Jatobá Hotel-CE) e Luis Verdum (ABIH-MT).
Profissionalização e Modernização - Na mesma reunião foi apresentada uma minuta de uma proposta de mudança dos estatutos da entidade com o objetivo de modernizá-la e profissionalizá-la, nos moldes das entidades associativas norte- americanas. A proposta do novo estatuto da ABIH Nacional é similar ao que a Amcham American Chamber of Commerce do Brasil utiliza. Propõe-se a criação de um novo conselho deliberativo, que elegerá um conselho de administração, com numero menor de membros, que por sua vez formarão a diretoria decisória da ABIH Nacional podendo contratar um Presidente Executivo para a entidade ou CEO que a administrará, representando-a em seu dia a dia, dando andamento continuo às ações e promovendo novos projetos corporativos visando os interesses da hotelaria nacional.
O novo conselho identificará perante seus membros hoteleiros que tenham interesse ativo na entidade e a partir daí se formarão Comitês Executivos a serem presididos por estes e formados com quantos membros forem necessários à execução da proposta de sua criação. Identifica-se dentre os membros da ABIH quem melhor pode tocar as diversas áreas em que a entidade atua. Esse será o presidente do Comitê Executivo da área e convidará outros integrantes interessados em fazer parte do novo comitê. O comitê poderá ser temporário, com prazo fixo, ou durar até o término do mandato da nova diretoria eleita.
Desta forma os diretores que hoje compõem as demais diretorias da ABIH Nacional, em um total de 34 nomes, poderão, se assim desejarem, fazer parte da nova proposta de governança corporativa atuando em áreas afins por meio das quais possam realmente trazer grandes benefícios à hotelaria nacional. Os membros do Conselho de Administração não terão remuneração, mas decidirão os destinos da entidade sempre com a aprovação do Conselho deliberativo. O prazo legal para submeter a proposta dos novos estatutos à votação é de 90 dias.
Outra medida importante de impacto foi a escolha do local e data do próximo Conotel. Em homenagem à cidade onde nasceu a ABIH nacional e por ser o 50º Conotel, importante data comemorativa, o evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 27 a 29 de agosto de 2008.
Comentários