Alemanha é a primeira em eventos na Europa

Estudo encomendado pelo DZT revela que o país já sediou 6.614 conferências e eventos em 2012. Pelo oitavo ano seguido, o país é o mais procurado na Europa para reuniões.

Uma pesquisa recente mostra que a imagem da Alemanha como destino para reuniões e eventos está cada vez melhor. Segundo a pesquisa “Meeting & Event Barometer Deutschland 2012”, a Indústria de Eventos alemã fechou o ano de 2011 com resultados recordes. Foram mais de 2,7 milhões de eventos, visitados por 338 milhões de participantes em toda a Alemanha. No mesmo ano, o número de visitantes cresceu 4,5%, comparado com 2010, ano considerado bastante positivo para o setor. No primeiro trimestre de 2012, o país já sediou 6.614 conferências e eventos, 3% a mais do que no mesmo período de 2011. A pesquisa foi encomendada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT) junto com a Associação Europeia dos Centros de Eventos (EVVC) e o German Convention Bureau (GCB), sendo realizada pelo Instituto Europeu de Economia e Eventos (EITW).

Segundo Margaret Grantham, diretora do DZT na América do Sul, os eventos são importantes para impulsionar ainda mais o turismo na Alemanha, país que teve 63,8 milhões de pernoites de estrangeiros em 2011. “Com um bom crescimento do mercado turístico e de eventos, o DZT espera que a Alemanha bata a marca anual de 80 milhões de pernoites de estrangeiros até 2020”, estima Margaret.

País dos negócios O tema anual do DZT, “Alemanha – país dos negócios”, demonstra a importância desse setor para o turismo alemão. Pelo oitavo ano seguido, a Alemanha é o destino mais procurado na Europa para reuniões e o segundo em todo mundo, ficando atrás apenas dos E.U.A. Isso é o que revelou o estudo anual "International Association Meetings Market", realizado pela International Congress & Convention Association (ICCA), que avaliou reuniões associativas e regulares com no mínimo 50 participantes. Em 2011, o país sediou 577 reuniões internacionais, registrando um aumento de 35 em comparação com 2010.

Reuniões e eventos verdes Depois do Germany Travel Mart (GTM), ocorrido entre 13 e 15 de maio, outro grande evento na Alemanha trouxe a questão da sustentabilidade para o debate. A IMEX 2012, feira internacional de viagens de incentivo, reuniões e eventos, que aconteceu entre 22 e 24 de maio, em Frankfurt, também colocou as reuniões verdes em pauta, demonstrando a importância desse segmento para as viagens de negócios no país. Na 10º edição da IMEX, a Alemanha teve o maior estande da feira, com mais de 200 parceiros, dentre eles o Centro de Turismo Alemão (DZT).

Segundo a pesquisa “Meeting - & Event Barometer Deutschland 2012”, 91% dos fornecedores do mercado de eventos afirmaram estar convencidos sobre a importância das reuniões verdes. Para 44% dos planejadores de eventos e 51% dos fornecedores, as chamadas green meetings devem ter, no futuro, ainda mais importância dentro do setor. Dos entrevistados, quase 38% disseram já ter integrado sistemas de gestão sustentáveis em suas empresas, 10% a mais do que em 2011.

“Na área de sustentabilidade, a Alemanha está entre as nações líderes mundiais. Nosso país tem o maior mercado do mundo em quase todas as áreas de tecnologia ambiental”, afirma Petra Hedorfer, presidente mundial do DZT.

Cidades verdes
Das 18 cidades europeias com planejamento sustentável acima da média, dez delas estão na Alemanha. É o que aponta o Índice Alemão de Cidades Verdes, que analisa a sustentabilidade das metrópoles alemãs e compara com dados correspondentes às grandes cidades europeias. Para essa análise, são considerados o entorno urbano e os seus recursos, bem como o engajamento com a proteção ambiental. Sobretudo no que diz respeito a construções e gerenciamento de trânsito, as cidades alemãs ganham pontos.

Sobre o DZT
O Centro de Turismo Alemão (DZT) é a entidade nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. O DZT representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A entidade desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, a entidade mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Em 2011, completou 30 anos no Brasil.