Ações que projetam o futuro dos eventos devem aliar juventude, tecnologia e motivação de participantes

Painelistas comentaram sobre as projeções para um futuro promissor da indústria de eventos. Desenvolvimento de novas estratégias e tecnologias, atrativos para a juventude e motivação de organizadores e participantes nortearam o debate.

"Ações que projetam o futuro" foi o tema do nono painel do Fórum Eventos 2013. De acordo com o pensamento dos painelistas, o futuro da indústria de eventos tende a atrair a juventude, motivar participantes e organizadores, aliar novas tecnologias e, principalmente, fazer a diferença.

CEO da CPL Events, a portuguesa Linda Pereira fez parte do debate e comentou sobre a importância das associações e de congressos. Para ela, as associações podem ser a resposta para muitos problemas do setor. "O que me preocupa é a não-aderência dos jovens a esse conceito. Precisamos atrair mais a juventude".

Na sequência, foi a vez do argentino Alejandro Verzoub, presidente do SITE, expor sua opinião sobre o assunto. Segundo ele, para se fazer um bom evento, o mais importante é que ele fique na memória das pessoas - por meio da imprensa e de divulgações, por exemplo. "Para fazer dar certo, é preciso desenvolver estratégias antes, durante e depois. A pergunta mais importante é: a quem queremos impactar?".

O presidente da Idealiza Eventos, Julio Urban, falou sobre possíveis desafios para o futuro. "Será necessário falar chinês? Construir aeroportos como o de Dubai?". Ele destacou que o segredo para um futuro promissor na indústria de eventos está na soma de inovação e novas tecnologias, resultando em novos conceitos. "Devemos mostrar ao mundo que já fazemos a diferença. Vivenciar, criar e usar a experiência que temos".

Finalizando o painel, Ricardo Ferreira, vice-presidente da Alatur, disse que o futuro precisa de mais profissionais de eventos. Ele comentou que as ações que projetam o futuro são aquelas que contam histórias modernas e contribuem com a sociedade.

Fonte: Ana Paula Lima e Tatiana Paiva