Objetivo da entidade é transformar o site no google dos agentes de viagens
Basta um clique para ter, numa fração de segundos, um copioso arsenal de informações. O novo portal da Abav está de cara nova e vem recheado de novidades. A principal delas é a rotatividade de notícias. Segundo o presidente da entidade, Carlos Alberto Ferreira, cada agência ou empresa ligada ao turismo poderá divulgar no endereço eletrônico suas informações, desde que sejam de interesse do setor. “Cada membro terá um login e poderá alimentar o site com notícias. Dessa forma evita-se que o portal fique obsoleto e pobre em conteúdo. Nossa equipe de comunicação, por sua vez, fará o gerenciamento do que foi publicado e vai testar a veracidade de cada informação”, ressalta.
Em seu novo formato o portal terá também à disposição dos visitantes informações sobre os principais destinos do Brasil e do exterior. O endereço eletrônico vai dispor da chamada área ‘B2B’, espaço reservado para facilitar negociações das agências de turismo com seus fornecedores. A idéia, futuramente, segundo a diretoria da Abav, é criar um espaço ‘B2C’, área dedicada aos consumidores para que acessem dados sobre as agências de viagem e os destinos que elas oferecem.
O coordenador nacional do Proagência pelo Sebrae, Dival Schmidt, afirma que o projeto da Abav e do Sebrae veio para fortalecer empresas turísticas e ajudá-las a resistir às turbulências do mercado, como o fenômeno das compras de passagens, reserva de hotéis e aquisição de roteiros turísticos pela web.
Dival assinala que o surgimento do e-commerce (comércio pela internet) trouxe dificuldades para as agências de turismo, que sobrevivem de uma parte significativa das comissões de vendas de passagens aéreas e das reservas de hotel. “Salvo agências de caráter mais corporativo, que possuem uma carteira com grandes clientes, houve um deslocamento dos consumidores”, aponta.
Serviço
Comentários