ABRESE e Apex-Brasil, traz ao País compradores da Alemanha para o Brazilian Sports

Brazilian Sports, projeto da ABRESE em parceria com a Apex-Brasil, traz ao País compradores da Alemanha, Suécia, Chile, Colômbia, Equador e México Evento no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de junho, promoverá encontros entre empresários brasileiros do setor e convidados internacionais

Com o objetivo de promover a exportação de produtos e serviços brasileiros ligados ao esporte, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABRESE (Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços do Esporte) criaram o Projeto Brazilian Sports.

O objetivo do Brazilian Sports é organizar ações de promoção comercial de produtos e serviços brasileiros relacionados ao esporte no exterior, aumentando as exportações do setor.

Segundo dados da ABRESE, o esporte movimenta atualmente cerca de R$ 65 bilhões ao ano, equivalente a 1,6% do PIB brasileiro. Estes números levam em conta clubes e entidades esportivas, empresas de vestuário, artigos e equipamentos, eventos e serviços em geral. Nos últimos seis anos, o segmento cresceu mais do que a economia nacional. Enquanto o PIB do País manteve uma média de crescimento anual, entre 2007 e 2011, de 4,2%, o mercado esportivo alcançou a marca de 7,1% de crescimento.

O Rio de Janeiro, de 27 a 29 de junho, será palco de mais uma ação do projeto. O Brazilian Sports trará ao país onze representantes estrangeiros para conhecerem as empresas brasileiras associadas e participarem da 15ª edição do Rio Sports Show, considerada uma das mais importantes feiras de esporte, fitness e bem estar, que será realizada no Centro de Convenções SulAmérica na capital fluminense.

Estão confirmadas as vindas de compradores da Alemanha (m2b), Suécia (FitnessFemme) , Chile (El Vencedor e Conquers), Colômbia

(Movitronic e Distribuidora Campione), México (Olimpic, Superdeportes, Deportes Placencia e Compañia Americo-Europeo S.A. de C.V.) e Equador (Colcomex).

Ainda em 2013, o projeto Brazilian Sports reunirá compradores internacionais em uma ação de promoção no Grande Prêmio de Fórmula Indy em Baltimore, Estados Unidos.

Brazilian Sports

Criado em março de 2013, por meio de convênio entre a Apex-Brasil e a ABRESE, o Brazilian Sports é um instrumento de suporte para a internacionalização de empresas brasileiras do setor. O projeto tem Bruno Amado como Gestor na Apex-Brasil e Juliana Vieira Mendonça Falcão como Gerente Executiva.

“A Apex-Brasil considera que o setor de materiais esportivos e serviços tem grande potencial para incrementar as suas exportações. O crescimento dos últimos anos, associado à visibilidade do Brasil no mercado internacional, propiciada pelos grandes eventos esportivos que serão sediados pelo país, são fatores que auxiliarão a promoção internacional desse segmento”, afirma o presidente da entidade, Mauricio Borges.

A ABRESE tem à frente duas empreendedoras de reconhecido sucesso: Beatriz Wilhelm Dockhorn, do segmento de moda esportiva para exportação (BiaBrazil) e Ana Paula Leal Graziano, organizadora de feiras internacionais de materiais/equipamentos esportivos e suplementação nutricional (Savaget).

O Brazilian Sports contempla os segmentos de material esportivo (raquetes, bolas, vestuário, medalhas, troféus, etc.), máquinas e equipamentos para prática de esporte e fitness, nutrição esportiva (suplementos, isotônicos, etc.), além de serviços como licenciamento de marcas, turismo esportivo, marketing esportivo, editoras especializadas, entre outros serviços relacionados ao esporte.

O projeto também visa identificar os melhores mercados para cada produto ou serviço, compartilhando o conhecimento sobre a participação nos mercados internacionais, além de oferecer o suporte necessário para ampliar as oportunidades de negócios de exportação.

Arnold Classic Brasil e Copa das Confederações

Entre 26 e 28 de abril, o Brazilian Sports esteve presente na primeira edição brasileira do Arnold Sports Festival, uma das principais feiras do setor esportivo mundial. Realizada no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O projeto Brazilian Sports trouxe jornalistas e formadores de opinião internacionais para conhecerem a feira, as empresas e os produtos brasileiros do setor de esportes.

Durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, realizada entre os dias 15 e 30 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o projeto convidou compradores internacionais para uma agenda de negócios, como parte do Projeto Copa, iniciativa da Apex-Brasil.

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas.

ABRESE

Criada em 27 de maio de 2011 a Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços do Esporte – ABRESE, entidade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, congrega e representa empresas do segmento esportivo com a missão de contribuir e promover as exportações de produtos e serviços brasileiros do setor de esporte, apoiar a internacionalização das empresas e atrair investimentos estrangeiros para o país.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

– Contribuir para promover as exportações de produtos e serviços brasileiros ligados e/ou relacionados de qualquer forma ao setor de esporte;

– Apoiar a internacionalização das empresas ligadas e/ou relacionadas de qualquer forma ao setor de esporte;

– Atrair investimentos estrangeiros ligados e/ou relacionados de qualquer forma ao setor de esporte para o Brasil;

– Promover o intercâmbio de empresas brasileiras ligadas e/ou relacionadas de qualquer forma ao setor de esporte com organizações estrangeiras que pretendam investir no Brasil;

- Promover produtos e serviços brasileiros do setor de esportes em outros países;

– Promover investimentos externos na indústria nacional do esporte;

– Organizar e/ou promover intercâmbio internacional para eventos, exposições e mostras de tecnologias esportivas;

- Permitir que as empresas nacionais do setor de esporte usufruam do patrocínio de ações voltadas ao incentivo da exportação pela Apex-Brasil.

Fonte: Cris Britto