ABAV 2011 é inaugurada oficialmente no Rio de Janeiro

Confraternização e despedidas marcaram o 39º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens e a Feira das Américas – Abav 2011 – inaugurados oficialmente nesta quarta-feira

Confraternização e despedidas marcaram o 39º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens e a Feira das Américas – Abav 2011 – inaugurados oficialmente nesta quarta-feira (19). Muitos representantes do trade, empresários, agentes, jornalistas e políticos municipais, estaduais e federais prestigiaram a abertura, realizada no auditório do Riocentro, na Cidade Maravilhosa. O espaço estava decorado com estudos das obras do pintor Cândido Portinari que compõem o painel Guerra e Paz, doado pelo Brasil à ONU.


Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da ABAV Nacional, Gastão Vieira, ministro do turismo do Brasil, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Maria do Rosário Nune, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Xuxa Meneghel compuseram o ato inaugural. Num clima de vitória pelos bons resultados de sua gestão, Kaká Amorim frisou alguns pontos dos quatro anos que esteve a frente da Abav Nacional.

“Temos um Brasil no foco do mundo, estamos envolvidos numa crise e não podemos deixar isso nos enfraquecer”, ressaltou. Também pontuou sobre o atraso de obras aeroportuárias nas principais cidades brasileiras. “A maioria dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo opera com a capacidade máxima. Quero protestar contra os puxadinhos, as emendas realizadas”, completou o presidente da Abav.

“As crianças serão nosso futuro daqui a vinte anos, por isso convido-os a entrarem nessa campanha”, numa alusão ao Pacto Empresarial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, que no ato contou com a assinatura da apresentadora Xuxa e da ministra Maria do Rosário.

Xuxa Meneguel, presidente da fundação que leva seu nome, comentou que quem prática algum ato sexual contra menores é doente. “É horrível ouvir que pais, caminhoneiros e turistas fazem essa barbaridade. Nós podemos mudar isso”. A “rainha dos baixinhos” - título que a tornou mundialmente conhecida -, também fez um apelo para todos falarem sobre o assunto para que a iniciativa não fique somente no papel. A partir desta Feira das Américas o tema da exploração passa a integrar a programação do Congresso como forma de conscientizar e educar os congressistas.

A Campanha já conta com o engajamento de mais de 100 empresas.Na ocasião foi distribuída uma cartilha de 12 páginas com um plano de ação para as empresas que desejam incluir o assunto em suas iniciativas de responsabilidade social. Será lançado ainda um selo a ser utilizado obrigatoriamente em todos os meios de comunicação da entidade.

A ministra Maria do Rosário Nune cumprimentou os agentes e afirmou estar muito feliz na abertura da Abav 2011. “O turismo está integrado com a cultura e o desenvolvimento. O tema deste ano ‘Brasil Bem Sucedido, Novas Oportunidades e Atitude para o Turismo’ reforça isso”. Maria do Rosário disse que o “empreendedorismo do brasileiro, a capacidade que ele tem à inovação confirma o lema que a presidente Dilma criou no início de seu governo: Um país rico é um país sem miséria”.

O 39º Congresso prossegue até o dia 21 de outubro com expectativa de receber mais de 24 mil participantes e conta com 800 expositores, dentre nacionais e internacionais. Veja a programação em www.feiradasamericas.com.br